Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia e Câmara Municipal abrem primeira edição de programa inédito que propõe debate sobre democracia nas escolas

Criado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 09h01 | Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 09h01 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 09h35

Projeto Parlamento Jovem percorre seis escolas municipais, com apoio da Justiça Eleitoral. Reformulado, modelo leva discussões para pátios das unidades educacionais da capital

WhatsApp Image 2022 06 08 at 11.20.09A Prefeitura de Goiânia e a Câmara Municipal de Vereadores iniciaram, nesta terça-feira (07/06), a primeira edição do programa Parlamento Jovem, em formato inédito na capital, com a proposta de debater sobre democracia nas unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME). A primeira instituição a receber o projeto é a Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, localizada no Setor Estrela Dalva, Região Noroeste.

O projeto será realizado, ainda nesta semana, nas escolas municipais Presidente Vargas, na Vila João Vaz (08/06), Dom Tomás Balduíno, no Jardins do Cerrado 1 (08/06), Honestino Gomes Guimarães, no Jardim Aritana (09/06), Lorena Park, situada no bairro de mesmo nome (09/06), e Alice Coutinho, na Vila Morais (10/06).

O formato inédito do projeto propõe debate sobre a democracia no pátio das instituições, com a presença de estudantes do ensino fundamental, de 11 a 15 anos. Nos encontros, os participantes compreendem o trabalho do Legislativo e aprendem sobre as funções desempenhadas pelos vereadores de Goiânia.

“Esse projeto desenvolvido pela gestão do prefeito Rogério Cruz, em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia e a Justiça Eleitoral, vai contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, e ajudar a formar cidadãos conscientes”, afirma o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

Além das atividades pedagógicas desenvolvidas dentro das escolas, que é o diferencial desse novo formato que surgiu a partir do projeto-piloto A escola vai à Câmara, estudantes e professores terão a oportunidade de visitar o plenário da Câmara Municipal.

Durante as visitas, os estudantes participarão de simulação de sessão e terão a chance de vivenciar, na prática, o trabalho legislativo. Além das seis escolas que vão receber o projeto, nesta semana, outras 14 serão beneficiadas nas próximas semanas.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia