Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Professores de Goiânia serão capacitados para reconhecer sinais de problemas de saúde em crianças, nesta quinta-feira (12/5)
Início do conteúdo da página

Professores de Goiânia serão capacitados para reconhecer sinais de problemas de saúde em crianças, nesta quinta-feira (12/5)

Criado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 09h45 | Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 09h45 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 09h45

Palestras, no auditório do campus V da PUC Goiás, serão gratuitas. Iniciativa visa garantir que professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) estejam familiarizados com alterações na saúde dos alunos e atentos para alertar os responsáveis sobre necessidade de avaliações médicas

otorrinoA Prefeitura de Goiânia vai promover a formação para que os professores da rede municipal de ensino consigam reconhecer sinais de problemas relacionados à fala, audição, respiração e sono em crianças, ocorrências que impactam negativamente o desenvolvimento infantil. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) é de que mais de 500 profissionais participem do treinamento com médicos otorrinolaringologistas. A ação ocorrerá nesta quinta-feira (12/5), a partir das 14 horas, no auditório da PUC Goiás – campus V.

A qualificação vai contar com a participação de especialistas que vão explicar, de forma descomplicada, que crianças que estão sempre espirrando, com irritabilidade no nariz e inflamações no ouvido podem ter o desenvolvimento pedagógico prejudicado. Além disso, os professores aprenderão a identificar os comportamentos comuns das crianças que possuem atraso de fala e linguagem, não escutam bem os profissionais de educação e os colegas e não respiram corretamente pelo nariz. O curso será gratuito.

Para o secretário de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, a iniciativa visa garantir que os professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) estejam familiarizados com essas alterações e atentos para alertar os responsáveis sobre a necessidade de avaliações médicas.

“Ao longo do ano a gestão do prefeito Rogério Cruz vai promover inúmeras formações para que nossos profissionais estejam bem preparados para os desafios em sala de aula. Neste caso, haverá formação no âmbito da saúde como forma de identificar situações que podem interferir no processo de ensino-aprendizagem”, pontua.

A iniciativa, intitulada Caravana Científico-Social, será promovida em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Associação Goiana de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (AGORL-CCF).

As palestras serão ministradas pelas otorrinolaringologistas Wilma Anselmo Lima, Pauliana Lamounier, Raissa Valleta, Melissa Avelino, Alda Linhares e Juliana Caixeta. Além de Goiânia, outras capitais devem receber o projeto nas próximas semanas, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página