Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia inicia semana com reformas em escolas; investimentos chegam a R$ 33 milhões

Criado: Terça, 03 de Maio de 2022, 08h54 | Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 08h54 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 08h54

Para primeiro semestre de 2022, gestão municipal destina, pela primeira vez na história da capital, R$ 100 mil para cada unidade educacional realizar obras de reestruturação de espaços. “Cada escola ou Cmei tem autonomia para promover melhorias que julgar necessárias tendo em vista ambientes bem cuidados, bonitos e agradáveis”, ressalta prefeito Rogério Cruz

reformasA Prefeitura de Goiânia destinou, de forma descentralizada, R$ 33,1 milhões para ampliação e reforma de 331 instituições de ensino, que se dividem em unidades de ensino. A partir desta segunda-feira (02/05), as obras se concentram, ao longo da semana, nos Cmeis Jardim Primavera e Residencial Itaipu, e nas escolas municipais José Alves Vila Nova e Vicente Rodrigues do Prado.

No Cmei Jardim Primavera, na Região Noroeste da capital, a Prefeitura de Goiânia trabalha na troca do telhado, pintura da estrutura metálica e reforma dos banheiros. Os recursos são investidos, também, na melhoria dos componentes de segurança, que incluem manutenção da rede elétrica e da concertina de 220 metros.

Situada no Parque Atheneu, a Escola Municipal José Alves Vila Nova recebe ampla frente de serviços. No local, a gestão municipal investe na substituição dos pisos e revestimentos, na reforma completa dos banheiros, instalação de lavatórios e pintura das salas de aula, dos professores e da coordenação.

Na Escola Municipal Vicente Rodrigues do Prado, o serviço é de reforma do pavilhão da cozinha. Já no Cmei Residencial Itaipu, o trabalho prevê reforma do muro e construção de uma sala.

Ao todo, cada uma das unidades recebeu R$ 100 mil. Os recursos foram destinados por meio do Escola Viva, programa da Prefeitura de Goiânia que garante manutenção dos prédios da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“O Escola Viva é um programa permanente, mas no início deste ano resolvemos fazer um repasse extra. Cada unidade de ensino tem autonomia para promover melhorias que julgar necessárias. Nossas escolas são ambientes bem cuidados, bonitos e agradáveis”, ressalta o prefeito Rogério Cruz.

Segundo o titular da SME Goiânia, Wellington Bessa, cada unidade, por meio dos conselhos gestores e escolares, define prioridades e demandas mais urgentes. “A maioria investiu na reforma e ampliação dos espaços. Já as unidades com a manutenção em dia investem em câmeras de videomonitoramento e em equipamentos de segurança”, pontua.

A aplicação dos recursos, por sua vez, é fiscalizada pela Gerência de Acompanhamento e Manutenção da Rede Física da SME, e pelos conselhos eleitos de cada unidade. Os gastos são acompanhados, ainda, pela Diretoria Administrativa e pela Gerência de Controle e Prestação de Contas da SME.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia