Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia apresenta nova organização pedagógica das unidades educacionais

Criado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 08h54 | Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 08h54 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 08h54

Plano prioriza aprendizagens de crianças matriculadas em Cmeis, com objetivo de melhorar desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita. Iniciativa prevê, ainda, recuperação do ensino pós-pandemia, ações de suporte para professores e formação continuada. Proposta será apresentada a diretores de instituições a partir desta segunda-feira (25/04). "Desde início da gestão, criamos força-tarefa para modernizar e aperfeiçoar educação municipal, e estamos empenhados nesta missão", destaca prefeito Rogério Cruz

encontrodiretoresA Prefeitura de Goiânia trabalha em uma nova organização pedagógica para unidades educacionais da capital. O novo plano, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), prioriza aprendizagens de crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), com objetivo de ampliar as possibilidades de desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, nesta etapa da Educação Básica.

A nova proposta será compartilhada, a partir desta segunda-feira (25/04), com diretores das escolas e dos Cmeis, em encontros na sede da SME Goiânia. Durante as reuniões, que se estendem por toda a semana, a Superintendência Pedagógica da SME Goiânia apresenta o programa Alfabetização em Foco, que tem a missão de garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, e os resultados das Avaliações Diagnósticas que atestaram o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, desde o início da gestão, foi organizada força-tarefa para modernizar e aperfeiçoar a Educação municipal. “A administração está empenhada nesta missão. Além de investir na melhoria da estrutura física das escolas e Cmeis, trabalhamos em propostas que visam alfabetizar as crianças no tempo certo, e recuperar as aprendizagens dos estudantes perdidas durante a pandemia”, pontua.

Nos encontros, também são apresentados dados técnicos que indicam os caminhos para recuperar as aprendizagens dos estudantes, por meio do desenvolvimento das habilidades curriculares de Língua Portuguesa e Matemática em sala de aula.

Além da apresentação da nova organização pedagógica da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Goiânia realiza, a partir desta segunda-feira (25/04), ação formativa na Faculdade Unicamps, em Campinas, com os temas: “Oralidade, Leitura e Escrita na Educação Infantil” e “Processo de Alfabetização: a recomposição das aprendizagens”. Ao todo, 2.200 professores que atuam nas turmas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental participam da formação.

Para o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, a nova proposta pedagógica e as ações formativas visam melhorar a qualidade da Educação. “O projeto foi elaborado pelos profissionais da SME Goiânia. Inclusive, decidimos incluir a Educação Infantil nesse processo que apresenta possibilidades de ampliação e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, compreendendo que deve ser estabelecida uma trajetória educacional de continuidade entre a pré-escola e o ensino fundamental”, afirma.

A nova proposta se soma a outras ações da Superintendência Pedagógica em processo de implementação, como o “Tempo de Aprender”, do Ministério da Educação; o Programa AlfaMais Goiás, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc); a organização, orientação e acompanhamento do trabalho pedagógico referente aos materiais: Aprender Sempre e Aprova Brasil para o Ensino Fundamental e, ainda, o Sistema de Avaliação Educacional do Município de Goiânia (SAEGYN).

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia