Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia orienta sobre uso de máscaras em escolas e Cmeis da capital

Criado: Terça, 05 de Abril de 2022, 09h37 | Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 09h37 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 09h37

Apesar de uso ser facultativo, nota técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME) recomenda que equipamento de segurança seja utilizado por servidores e estudantes que integram grupos de risco

WhatsApp Image 2022 04 05 at 09.10.56A Prefeitura de Goiânia emitiu, nesta segunda-feira (04/04), nota técnica com orientações sobre o uso de máscaras em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital. No documento, a Secretaria Municipal de Educação (SME) ressalta que o uso do item de segurança é facultativo em ambientes abertos e fechados, incluindo as instituições de ensino, e recomenda que as máscaras de proteção facial continuem sendo utilizadas pelos integrantes da comunidade escolar que fazem parte dos grupos de risco.

De acordo com a nota técnica, as instituições de ensino devem incentivar o uso do item de proteção para estudantes e servidores diagnosticados com doenças respiratórias, como asma e bronquite, e que apresentem sintomas gripais. Indivíduos com diabetes, obesidade e hipertensão também devem ser orientados sobre o uso correto das máscaras.

A nota recomenda, ainda, que o equipamento de segurança seja utilizado por crianças, adolescentes e adultos que tiveram contato com pessoas com sintomas gripais e por todos os servidores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com idade igual ou superior a 60 anos. Além disso, a SME reforça a importância da higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool 70%, e recomenda a limpeza frequente de ambientes compartilhados pela comunidade escolar, como salas de aulas, quadras poliesportivas e refeitórios.

Sobre a realização de eventos e atividades desportivas nas dependências de escolas e Cmeis da capital, continua em vigência o decreto n. 972, de 15 de março de 2022, que determina a ocupação máxima de 80% dos espaços físicos. Para esses casos, a gestão municipal recomenda o distanciamento seguro entre as pessoas, e a utilização de máscaras.

Para o prefeito Rogério Cruz, as orientações vão contribuir para a manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos de Goiânia. "Desde o início deste mês, Goiânia liberou o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados com a recomendação de que o item seja utilizado em casos excepcionais, como em situações de contato com casos suspeitos da doença. Portanto, essas orientações da SME são importantes para que a gestão municipal possa continuar garantindo a segurança de todos", afirma.

Foto: SME

Legenda
Prefeitura de Goiânia orienta sobre uso de máscaras em escolas e Cmeis da capital: apesar de o uso ser facultativo, nota técnica elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) recomenda que equipamento de segurança seja utilizado por servidores e estudantes que integram grupos de risco

Secretaria Municipal de Educação (SME) - Prefeitura de Goiânia