Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura aperfeiçoa Plano Pedagógico em escolas e CMEIs de Goiânia
Início do conteúdo da página

Prefeitura aperfeiçoa Plano Pedagógico em escolas e CMEIs de Goiânia

Criado: Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 14h22 | Publicado: Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 14h22 | Última atualização em Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 14h22

Elaboração de Plano Pedagógico de Atendimento Educacional (PPAE) 2022 define orientações para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Lais Borges materiajpgPara o ano letivo de 2022, a Prefeitura de Goiânia redefiniu o Plano Pedagógico de Atendimento Educacional (PPAE), amplo documento que vai nortear o atendimento de crianças e estudantes a fim de recompor, recuperar e aprofundar aprendizagens dos estudantes.

O documento orienta o atendimento nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em relação ao acolhimento, reflexão, diálogo e planejamento das ações junto aos servidores, crianças, estudantes, famílias e comunidade educacional.

“Esse documento reforça que a atual gestão trabalha para aperfeiçoar o plano pedagógico, investe na melhoria do ensino e amplia o diálogo com coletivo das escolas e CMEIs de Goiânia ”, afirma o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

A atualização do Plano Pedagógico de Atendimento Educacional prevê ações de planejamento e práticas pedagógicas direcionadas à cultura oral e escrita na Educação Infantil. Para isso, dará continuidade ao programa Alfabetização em Foco, que visa garantir a alfabetização dos estudantes até o final do 2º ano do Ensino Fundamental em caráter emergencial.

Outra ação pedagógica importante é a elaboração de material sistematizado em Língua Portuguesa e Matemática. Esse material foi criado para atender as demandas dos estudantes que ainda não se apropriaram ou que estão se apropriando de conhecimentos essenciais previstos para cada etapa do Ensino Fundamental.

Os conteúdos deste material serão organizados em volumes no formato de cadernos bimestrais e farão parte do conteúdo de mediação que serão utilizados pelo professor responsável pelas turmas de 1º ao 9º ano. Serão entregues para todos os estudantes e para os professores que atuam com componentes curriculares essenciais.

O PPAE 2022 também apresenta serviços em tecnologia na área da educação, instrução digital para a comunidade escolar e espaços de convivência social, por meio do Projeto Smart Educação. Os principais eixos do uso das tecnologias no ambiente educacional são: a formação dos profissionais, assistência pedagógica e suporte técnico aos Ambientes Informatizados, Laboratórios Makers e as demais ferramentas tecnológicas.

Sobre as inovações tecnológicas propostas para o ensino em Goiânia, o secretário Municipal de Educação da capital, Wellington Bessa, destaca o Conexão Escola. “Essa ferramenta se trata de um ambiente digital onde são ofertadas vídeoaulas e outros recursos destinados ao ensino. Esse portal auxilia no processo de aprendizagem e integra o programa de modernização das instituições de ensino de Goiânia”, afirma, acrescentando que o “incentivo ao uso de tecnologias digitais aliado ao processo pedagógico tem se mostrado imprescindível considerando o retorno presencial das aulas neste ano”.

Jenhiffer Medeiros, da editoria de Educação

Foto: Laís Borges

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página