Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Processo de matrículas para CMEIs começa na próxima terça-feira, 11
Início do conteúdo da página

Processo de matrículas para CMEIs começa na próxima terça-feira, 11

Criado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 12h10 | Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 12h10 | Última atualização em Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 12h12

Solicitação de vagas, conforme anunciado pelos gestores da SME Goiânia em coletiva de imprensa, ocorrerá exclusivamente pela internet

coletivaEm coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura de Goiânia nesta sexta-feira (7/1), o secretário municipal de Educação da capital, Wellington Bessa, anunciou a abertura de matrículas para a Educação Infantil da Rede Municipal de Educação. Na ocasião, foi reforçado o quantitativo de vagas ofertadas para atender as famílias goianienses. De 9.927 vagas disponíveis para a Educação Infantil, 6.387 serão destinadas para creches, que compreendem a faixa etária de 6 meses a 3 anos de idade. As demais vagas contemplarão crianças de 4 e 5 anos na pré-escola.

Também foram ressaltadas melhorias para a Educação em 2022, como a ampliação de vagas em Cmeis, a reforma das unidades educacionais, a inauguração de novas instituições de ensino e o andamento do programa Aprender Sempre, que foi planejado para fortalecer o desenvolvimento de habilidades essenciais dos estudantes nas áreas de língua portuguesa e matemática. Além desses investimentos, foi informado também sobre a entrega de kits de uniformes aos estudantes da rede. Os kits serão compostos por camisetas, bermudas, calças, calçados e outros materiais escolares.

“Dessa forma, a gestão do prefeito Rogério Cruz demonstra seu comprometimento com a melhoria na qualidade do atendimento às famílias e aos estudantes. Para 2022 preparamos uma série de avanços tecnológicos, como o Conecta Educação, que está implantando o reconhecimento facial nas escolas. Além disso, estamos preparados para o retorno seguro das atividades”, afirmou Wellington Bessa. 

Em seguida, o secretário explicou sobre o processo de matrícula e afirmou que a solicitação de vaga deverá ser feita pelo site sme.goiania.go.gov.br, a partir das 8 horas da manhã do dia 11 de janeiro. Caso não haja vaga disponível na opção desejada, o responsável pela criança poderá escolher outras duas instituições para a fila de espera e o sistema sinalizará outras instituições que atendam a turma e a modalidade indicadas, preferencialmente na região onde as famílias residem.

Retorno seguro das aulas

A coletiva de imprensa foi acompanhada também pela superintendente de Gestão da Rede e Inovação Educacional, Debora da Silva Quixabeira, e pelo diretor pedagógico da SME, Azésio Barreto Sobrinho, que destacaram a parceria entre a SME e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o retorno seguro das atividades. Técnicos das duas pastas avaliam diariamente o cenário de transmissão da Covid-19 em Goiânia. 

Atualmente, a gestão municipal segue a Nota Técnica Nº 11/2021, publicada em 04 de novembro de 2021, que autoriza o ensino presencial na capital. As unidades de ensino estarão abertas para ações internas e de planejamento com o coletivo de servidores entre os dias 17 e 18 de janeiro. Já o retorno das atividades presenciais dos estudantes nas instituições começa no dia 19 de janeiro. 

Na oportunidade, os gestores falaram sobre a importância do ensino presencial, sobretudo por conta dos prejuízos ocasionados nos primeiros dois anos de pandemia. Estudos e avaliações diagnósticas realizadas pela SME apontaram defasagens no ensino dos estudantes. “Na pandemia foi apontado baixa efetividade no aprendizado dos estudantes e, por isso, lançamos o Aprender Sempre e o Alfabetização em Foco para recuperar as aprendizagens. Não vamos deixar ninguém para trás e, juntos, iremos construir a melhor educação do país”, afirmou o diretor pedagógico da SME, Azésio Barreto Sobrinho. 

Posteriormente, os gestores reforçaram que para 2022 permanecem os principais protocolos de biossegurança seguidos à risca em 2021 pelas escolas e Cmeis de Goiânia, como a higienização frequente e correta das mãos, uso e troca de máscara durante o período de permanência nas instituições, o não compartilhamento de objetos pessoais e a manutenção de ambientes arejados por ventilação natural.

Jenhiffer Medeiros, da editoria de Educação
Foto: Fábio Chagas

registrado em:
Fim do conteúdo da página