Página inicial > Institucional > Notícias > Programa Saúde na Escola já atendeu 40 mil alunos da rede municipal de Educação

Programa Saúde na Escola já atendeu 40 mil alunos da rede municipal de Educação

Criado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 11h06 | Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 11h06 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 11h06

Ações envolvem avaliações antropométricas, nutricionais e sobre segurança alimentar; projeto é realizado em parceria entre Educação e Saúde

antropométricas Andreia BarraA Prefeitura de Goiânia, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já atendeu 40 mil alunos da rede municipal de ensino da capital pelo Programa Saúde na Escola. O projeto tem como objetivo levar ações de saúde para dentro das escolas e Cmei, no intuito de atender crianças que se encontram em vulnerabilidade social.

Ao todo, são 13 vertentes da promoção de saúde e prevenção de doenças. Especificamente em 2021, os atendimentos foram voltados para avaliações antropométricas, responsáveis por identificar quadros de magreza, desnutrição e obesidade, e orientação nutricional e de segurança alimentar. As ações são voltadas para toda a comunidade escolar, ou seja, alunos, professores, pais e responsáveis. Enfermeiros, nutricionistas e profissionais de Educação Física foram os responsáveis por esses atendimentos.

“A SME está exercendo atividade de avaliação antropométrica e avaliação do cartão vacinal. É uma das 13 ações do PSE. A importância dessa ação está no estímulo à manutenção do autocuidado para que as crianças possam aprender melhor. Dentro dessas ações, está a avaliação de peso e altura, porque há uma preocupação da SME para saber se as crianças estão abaixo ou acima do peso. Elas servirão para basear novas ações de alimentação saudável e nutrição adequada, com educação alimentar e atividades físicas”, destacou a enfermeira e professora Marislei Brasileiro, responsável pelo PSE na Educação.

Em Goiânia, o PSE está presente em 190 instituições educacionais, sendo 163 instituições municipais pactuadas, garantindo o acesso dos milhares de estudantes às ações de prevenção e promoção da saúde. No segundo semestre, as instituições pactuadas, além da prevenção à Covid-19 e combate ao mosquito Aedes, se empenhou ao acompanhamento de atualização dos cartões vacinais e da prevenção à obesidade e magreza extrema. A previsão é do atendimento de mais 30 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

Núbia Alves, da Editoria de Educação

Foto: Andréia Barra