Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia e PUC firmam parceria para ampliar ações de inclusão na Rede Municipal de Ensino

Criado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 09h26 | Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 09h26 | Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 14h28

Convênio formalizado nesta quinta-feira (14/10) vai ampliar os projetos que integram o Programa de Referência em Inclusão (PRIS), como Aprender a Pensar e o Alfadown

Assinatura Convenio SME e Puc GoiasA Prefeitura de Goiânia e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás firmaram, nesta quinta-feira (14/10), um termo de cooperação para promover ações de inclusão e cidadania na Rede Municipal de Ensino. O convênio vai ampliar as ações de extensão da universidade e aperfeiçoar os projetos que integram o Programa de Referência em Inclusão (PRIS), como o Aprender a Pensar e o Alfadown. O termo foi assinado pelo secretário municipal de Educação de Goiânia, professor Wellington Bessa, e a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi.

Os projetos que fazem parte do PRIS atendem estudantes da capital com baixas e altas habilidades, superdotação e que apresentam dificuldades no desenvolvimento e interação social. No caso do Alfadown, o projeto tem a missão de auxiliar crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down no processo de alfabetização e letramento, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais.

Durante a assinatura do termo, o secretário Wellington Bessa destacou que a gestão do prefeito Rogério Cruz celebra a parceria e acredita que o conhecimento adquirido na universidade deve ser compartilhado com a comunidade. “A educação é o principal instrumento de transformação social do pais e é por este motivo que as instituições devem caminhar juntas e democratizar o acesso aos saberes científicos”, afirmou.

Em seguida, o gestor destacou o potencial do convênio e afirmou que a a rede municipal de ensino é composta por 108 mil estudantes e alcança, diariamente, 500 mil pessoas na capital. “Estamos em todas as regiões da cidade e acreditamos que essas parcerias e os programas de extensão alcançam as pessoas e utilizam o conhecimento a serviço da comunidade escolar”, acrescentou Wellington Bessa.

Por sua vez, Olga Ronchi destacou que o convênio reforça o compromisso social da PUC Goiás. “Hoje consolidamos mais uma parceria importante que renova o nosso compromisso com a educação pública de Goiânia e amplia o processo formativo dos futuros profissionais formados pela universidade através dos programas de extensão”, pontuou.

Além da presença do secretário Wellington Bessa e da reitora Olga Ronchi, o ato de assinatura foi acompanhado pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da universidade, Márcia de Alencar Santana; pela coordenadora de Extensão, profa. Denize Daudt Bandeira; pelo diretor pedagógico da SME, Azésio Barretos Sobrinho, e pela gerente de educação infantil da SME, Maria Rita de Paula.

Thiago Araújo, da editoria de Educação