Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia avalia aprendizagem dos estudantes na pandemia

Prefeitura de Goiânia avalia aprendizagem dos estudantes na pandemia

Criado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 15h23 | Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 15h23 | Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 15h23

Avaliação Diagnóstica está sendo aplicada para os estudantes do 5º e 9º anos. Resultados dos testes vão nortear as ações da Secretaria Municipal de Educação neste semestre

avaliaçãodiagnósticaUm dos maiores desafios da retomada das aulas em formato híbrido na Rede Municipal de Ensino será a recuperação das aprendizagens. Pensando nisso, a Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta semana, a aplicação da Avaliação Diagnóstica para os estudantes matriculados nas instituições municipais. O objetivo dessa avaliação é identificar os impactos da pandemia na Educação e aferir os níveis de aprendizagem no período em que o atendimento foi realizado de maneira remota.

Neste primeiro momento, os exames são aplicados para os estudantes do 5º e 9° anos. As provas trazem questões de Língua Portuguesa e Matemática e são compostas por 20 itens de múltipla escolha. O material foi elaborado pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd). Em seguida, as avaliações serão aplicadas para os estudantes das turmas de Alfabetização.

De acordo com o secretário de Educação de Goiânia, professor Wellington Bessa, a Avaliação Diagnóstica vai nortear a tomada de decisões e contribuir com o planejamento pedagógico da Rede Municipal de Ensino. “Com esse mapeamento, vamos adotar estratégias que atendam os estudantes em suas particularidades. Todo esse esforço tem o objetivo de garantir a recuperação das aprendizagens ”, afirma.

Superintendente pedagógico da SME, Marcelo Ferreira acrescenta que com os resultados a SME terá subsídios para propor ações e intervenções pedagógicas junto às instituições de ensino. “As informações obtidas serão utilizadas para elaborar, reformular e monitorar as políticas educacionais com o objetivo de elevar a qualidade do ensino da Rede Municipal de Educação de Goiânia”, conclui.

A Avaliação Diagnóstica 2021 está sendo aplicada seguindo o Protocolo de Retorno de Atendimento Presencial aos educandos da Rede Municipal de Educação de Goiânia e o Plano Pedagógico de Retorno ao Atendimento Educacional Presencial.

Thiago Araújo, da editoria de Educação