Página inicial > Institucional > Notícias > Entusiasmo e proteção marcam retorno presencial das aulas na rede municipal

Entusiasmo e proteção marcam retorno presencial das aulas na rede municipal

Criado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 10h33 | Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 10h33 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 13h37

retorno eulicesA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu o retorno presencial das aulas na rede municipal de Educação na manhã desta segunda-feira (16/8). Marcado por entusiasmo e proteção, alunos, professores e famílias se uniram para garantir o cenário mais seguro possível a todos da comunidade escolar.

Na Escola Municipal Coronel Getulino Artiaga, localizada na Vila Nova, pais e educandos mostraram empolgação e preocupação. Foi o caso de Daniel Tomé Junior, de 44 anos. O trabalhador autônomo foi levar a filha Daniele (9 anos), escalada pelo revezamento para essa segunda, para o primeiro dia de aula. Ele contou sobre a empolgação de Daniele e Isabele, a filha mais nova que também estuda na instituição, e sobre a preocupação com a segurança sanitária. “Elas estão muito empolgadas, já eu estou preocupado, porque infelizmente a pandemia e o vírus estão aí, mas elas tem de estudar. Estou feliz que tenha voltado e tomara que não pare, que siga de vez. Estamos sempre antenados na questão dos cuidados, elas estão bem instruídas, às vezes elas é que orientam a gente sobre a proteção”, disse.

Quem também mostrou felicidade e alívio pelo retorno presencial das aulas foi Luciane Alves, mãe dos irmãos Carlos Endriel (9 anos) e Carlos Adriel (7 anos). A atendente relatou que as aulas remotas foram feitas com dificuldade e que os filhos não viam a hora de retornar. "Ele estava muito feliz, tanto que acordou cedo, nem precisou de despertador, tomou banho, escovou os dentes. Está animado e sorrindo o tempo todo, feliz de voltar para a escola. Comprei todos os equipamentos de proteção e orientei que não pode emprestar, nem compartilhar e nem pegar emprestado objetos de ninguém. Acho muito bom o retorno", completou, acenando sobre os cuidados que orientou em casa.

A E.M. Getulino Artiaga conta com quase 450 alunos e atende desde a Educação Infantil até a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. Portanto, para cada nível de ensino, adota um tipo diferente de escalonamento. Na Educação Infantil, é feito por turno; no Ciclo da Infância, por dia e no Ciclo da Adolescência, por semana. A diretora da instituição, para facilitar o entendimento das famílias, realizou reuniões na última semana e dividiu as turmas por cores. Cada cor representa uma leva de dias específicos para as aulas presenciais.

A diretora da unidade, Lorena Soares, destacou que a instituição se empenhou bastante para garantir a melhor segurança possível para todos. “A reação das famílias foi muito positiva com o retorno, porque tem muitas crianças que estão em situação de vulnerabilidade, na questão da fome, da violência, então a escola se torna um refúgio para elas. Tivemos uma adesão de 50% para o retorno presencial. Buscamos seguir todos os protocolos de biossegurança, atentando às demarcações de distanciamento, aos EPIs, álcool em gel, houve toda uma reestruturação física para atender essas crianças da maneira mais segura possível”, explicou.

Uma das crianças felizes pela volta é a haitiana Anne Dhara, aluna da escola há mais de dois anos. Hoje com 10, Anne conta que em casa não conseguia desenvolver as tarefas bem, pois tinha que cuidar dos irmãos mais novos. “Fiquei triste em ficar longe da escola, porque as tarefas ficaram difíceis, eu tinha de cuidar dos meus irmãos e não sobrava tempo para estudar direito. Fiquei muito ansiosa para voltar para a escola e fiquei muito feliz com o retorno. Meus pais sempre falam para eu usar álcool gel, lavar as mãos, tirar as roupas quando chegar em casa. Na escola falam para não emprestar o material e não tirar a máscara”, contou.

Núbia Alves, da Editoria de Educação
Fotos: Eulices Soares