Página inicial > Institucional > Notícias > Aulas em Goiânia retomam em formato híbrido e inúmeros protocolos de segurança

Aulas em Goiânia retomam em formato híbrido e inúmeros protocolos de segurança

Criado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 10h29 | Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 10h29 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 13h37

Orientações foram elaboradas pela SME para dar tranquilidade no retorno das atividades educacionais

Volta as aulas 4A Prefeitura de Goiânia adotou uma série de medidas para o retorno tranquilo e seguro das aulas em um formato híbrido na Rede Municipal de Ensino. As escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) recepcionaram os alunos nesta segunda-feira (16/8) com o cumprimento de rígidos protocolos de biossegurança.

Dentre as medidas adotadas, estão a instalação de totens de álcool em gel, aferição de temperatura na entrada da escola e o uso obrigatório de máscara facial. As instituições receberam recursos financeiros para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e receberam da Secretaria Municipal de Educação (SME) itens coletivos de segurança.

Além disso, orientações operacionais e pedagógicas foram elaboradas pela SME juntamente com outros órgãos para dar mais segurança aos alunos, pais e profissionais. Um documento, intitulado “Protocolo de Retorno do Atendimento Presencial aos Educandos da rede Municipal de Educação de Goiânia”, foi elaborado e enviado às unidades nas últimas semanas.

Confira abaixo os principais protocolos e orientações para o retorno seguro das aulas em Goiânia:

Funcionamento

Os Cmeis terão atendimento diário, sendo 50% das crianças no turno matutino e dos demais 50% no período vespertino. Neste primeiro momento, serão atendidas crianças a partir de 3 anos. Em seguida, retornam às salas as crianças das demais idades, de acordo com o cenário epidemiológico.

Na primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o revezamento será diário e na segunda etapa (6º ao 9º ano), será semanal. Nas escolas municipais de tempo integral, o atendimento dos alunos será por turnos. Os horários de funcionamento de acordo com os turnos são: matutino, das 7h às 11h15; vespertino, das 13h às 17h15; e noturno, das 19h às 22h.

Ensino presencial ou remoto

As famílias podem escolher pelo ensino presencial ou remoto. Para autorizar o retorno presencial, deve ser assinado o Termo de Livre Consentimento e Responsabilidade na instituição em que o aluno é matriculado. Caso os pais prefiram o ensino remoto, os alunos serão atendidos pelo Caderno de Atividades, plataforma, aplicativos e outros meios de interação e comunicação.

Nas salas

Nas salas de aulas os alunos terão carteiras com distanciamento seguro e não podem compartilhar qualquer objeto pessoal ou lanche.

Horário do lanche

Durante o lanche, será obrigatório o cumprimento de distanciamento seguro entre os estudantes. Nas salas, não serão permitidos o compartilhamento de lanches e haverá revezamento das turmas na hora das refeições, de acordo com a organização da unidade educacional.

Nos refeitórios, a organização das mesas e cadeiras devem manter um distanciamento de, no mínimo, 1 metro. A limpeza das superfícies dos ambientes serão intensificadas com detergente neutro e, após, haverá a desinfecção com álcool 70% ou solução de água sanitária.

Recreio

As unidades vão orientar sobre a necessidade de evitar contatos físicos entre os alunos e o distanciamento mínimo. Os alunos devem permanecer de máscara e o recreio terá escalonamento. Os brinquedos e parquinhos no pátio serão interditados e os bebedouros com jato inclinado serão desativados. Para a segurança, os alunos devem ser estimulados ao uso garrafas ou copos individuais.

Uso do banheiro

Para evitar aglomeração, o número de educandos no banheiro será limitado e controlado. A limpeza será diária e a sanitização completa dos banheiros será feita uma vez por semana, com detergente neutro e soluções autorizadas pelo Ministério da Saúde. Nos banheiros, os alunos terão acesso a sabão líquido e papel toalha para uma correta higienização das mãos.

Aulas de Educação Física

Nas aulas de Educação Física realizadas na quadra serão obedecidas as regras de distanciamento social, com uma turma de cada vez para evitar aglomeração. Nesses espaços, os alunos terão acesso a dispenser com álcool em gel a 70% ou torneira com sabão líquido. São proibidas atividades que gerem contato físico ou aproximação entres os educandos. Atividades esportivas e similares serão realizadas mediante cumprimento do distanciamento mínimo de 1,5 metro, preferencialmente ao ar livre.

Casos suspeitos

Casos suspeitos de servidores devem ser afastados imediatamente para comprovação por meio do teste. Além disso, a Prefeitura de Goiânia vai disponibilizar a testagem ampliada para todos os servidores da rede duas vezes por semana.

Daniela Rezende, editoria de Educação