Página inicial > Institucional > Notícias > Profissionais da Educação recebem orientação para identificar crianças que sofrem abuso sexual

Criado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 16h46 | Publicado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 16h46 | Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 17h38

Webnário faz parte das ações do Maio Laranja, iniciativa destinada nacionalmente ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Organização é da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, a primeira dama, Thelma Cruz, e o secretário Wellington Bessa participam do evento

webnar contra abuso sexual nas escolas Na manhã desta terça-feira, 11, o prefeito Rogério Cruz e a primeira dama Thelma Cruz participam do webinário "Ação 18 de maio: impactos da pandemia no contexto da violência sexual". A iniciativa faz parte das ações do Maio Laranja, destinado nacionalmente como o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A live é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e conta, também, com a participação do titular da pasta, professor Wellington Bessa.

Dentro do Maio Laranja, o dia 18 é a data chave para as ações de combate à violência sexual infantil. Neste sentido, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual. O secretário da SME ressalta a importância desta ação na rede municipal de Educação.

"É fundamental que os profissionais da Educação, de quem está na escola lidando direto com as crianças, tenham sensibilidade e conhecimento para identificar e conduzir casos de abuso e violência sexual. Muitas vezes, as crianças só encontram refúgio dentro das instituições e é dever do educador acolher e proteger esses alunos, seguindo todos os protocolos estabelecidos em lei", destacou.

O público-alvo do webinário são os gerentes da Diretoria Pedagógica da SME, apoios técnicos-professores, diretores, coordenadores de turno e coordenador pedagógico. A live contará com três palestras, cujos temas são “18 de maio e seu Contexto Legal”, “Contexto Histórico da data 18 de maio e importância do diálogo com crianças e adolescentes no contexto escolar” e “18 de maio no contexto étnico-racial” e será transmitido no canal da SME no YouTube. >https://youtu.be/UxKMdX94Gz4<.

Participam dos debates a professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) Janira Sodré, a professora mestre Maria Luiza Oliveira e a delegada Marcela Cordeiro Orçai.

Serviço

Assunto: Prefeito Rogério Cruz e primeira dama Thelma Cruz participam de Webnário sobre violência sexual com secretário de Educação
Dia: 11/05
Local: Canal da SME no YouTube