Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Escola desenvolve projeto interdisciplinar de educação física e literatura
Início do conteúdo da página

Escola desenvolve projeto interdisciplinar de educação física e literatura

Criado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 17h42 | Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 17h42 | Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2021, 17h42

Atividade, que amplia a criatividade, leitura e curiosidade, conta com a participação das famílias

 

WhatsApp Image 2021 04 08 at 11.37.27A Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes realiza neste mês um projeto elaborado pelo professor de Educação Física Nairo Luiz Faleiros em parceria com a professora Larissa Martins, da E. M. Eva Vieira de Almeida, utilizando o livro literário "Os Brinquedos de Isabel", escrito pela autora, contadora de história e pedagoga na mesma unidade Liliane Tosta. Com essa junção, foi possível trabalhar a confecção de alguns brinquedos e brincadeiras populares.

O livro mostra de forma poética a relação afetiva entre a criança e seu brinquedo. A partir dessa leitura, o professor dividiu os temas de acordo com cada turma e incentivou os alunos a criarem seus próprios brinquedos, usando materiais disponíveis em casa e ajuda dos responsáveis, para que as aulas de Educação Física, mesmo online, continuem atraentes e motivadoras para os alunos.

O professor, preocupado com as crianças nesse momento de isolamento e mergulhadas na tecnologia, buscou uma forma de envolver os educandos com a leitura e conhecimento, pois eles estudam a origem do papel para fazer dobraduras, a história dos brinquedos e das brincadeiras. As atividades são realizadas através do Ambiente de Aprendizagem Virtual Híbrido (AVAH) e todas estão envolvidas com a história do livro.

O professor Nairo relata como foi surpreendido pela dedicação e criatividade dos alunos.“Nos mandaram vídeos e fotos das brincadeirasbrinquedos de isabel e tem sido muito legal, mas a parte de confecção de brinquedo me deixou muito encantado com o resultado final. É um projeto que dá para seguir em frente e incentivar outros trabalhos. Assim, unir educação física e o livro literário foi um achado maravilhoso, causando satisfação para escola, alunos e famílias”, afirmou.

A coordenadora pedagógica Luciana Rolim falou do comprometimento das famílias e a parceria entre professores da rede em busca de bons resultados para os alunos. "É muito bom ver o envolvimento dos professores, dos alunos e da família, afinal de contas, são as pessoas que nesse momento de aulas remotas estão próximas e é muito importante a participação dos responsáveis”, afirmou.

Bianca Sousa, mãe da aluna Lívia Emanuela Sousa, da turma B1, conta como foi a participação da filha. "Fizemos o barquinho e o aviãozinho de papel. Ela ficou brincando até tarde. Quando percebeu que estava todo amassado, a Lívia teve ideia de fazer com palitos, para exposição, e ela se divertiu muito”, pontua.

Adriene Bastos, da editoria de Educação

registrado em:
Fim do conteúdo da página