Página inicial > Institucional > Notícias > Escola colhe bons resultados com projeto “Ambiente alfabetizador em casa”

Escola colhe bons resultados com projeto “Ambiente alfabetizador em casa”

Criado: Quarta, 24 de Março de 2021, 10h49 | Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 10h49 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 11h04

Alternativa foi criada para ampliar o desenvolvimento dos alunos em fase de alfabetização a distância

WhatsApp Image 2021 03 16 at 08.16.57A Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek buscou uma alternativa para aproximar as crianças na fase de alfabetização do ambiente escolar. Sabendo que nesta fase a criança precisa principalmente de recursos visuais, auditivos e táteis para desenvolver a aprendizagem, foi criada a proposta do Ambiente Alfabetizador em Casa.

A equipe escolar entende que a alfabetização das crianças é um desafio muito grande para a escola e uma angústia para os pais que querem ver seus filhos lendo e escrevendo. Neste período de pandemia, foi preciso pensar em possibilidades de alfabetizar as crianças da turma A, sabendo que é um percurso longo e cheio de surpresas, é preciso respeitar o ritmo de cada criança, dosar o que precisa ser oferecido e criar meios para que todos possam aprender.

A coordenadora pedagógica Andréa Vieira e a professora da turma de alfabetização não mediram esforços e iniciaram o projeto, com a escolha de materiais adequados, orientou as famílias a reservar um cantinho tranquilo, sem distrações para o estudo e realização das tarefas. E que pudessem fixar letras e números na parede para visualizarem em vários momentos durante o dia e trabalhar os sons das letras para reconhecimento e discriminação.

A professora Analine Duarte conta como é muito importante para a criança, em fase de alfabetização, ter um espaço apropriado para ela. “A visualização das letras do alfabeto, dos numerais, das letras das músicas conhecidas vai tendo significado para a criança e ela consegue aos poucos fazer relações e ir apropriando da leitura e da escrita. Penso também que ajuda a criança a se sentir mais segura e valorizada”, afirma.

As famílias entenderam a importância da proposta e conseguiram organizar espaços para as crianças vivenciarem o mundoWhatsApp Image 2021 03 16 at 08.15.54 das letras e números. E assim, famílias amenizam este momento de distanciamento, propiciando melhores condições para a aprendizagem.

Fernanda Cortez, mãe da aluna Isabella Correa Cortez, 6 anos, relata que com o ensino remoto oferecido pela instituição tem sido possível continuar o desenvolvimento da filha. “Criamos o cantinho de estudo, nele as atividades são realizadas diariamente. É uma forma da Isabella se sentir em um ambiente acolhedor, assim como a escola presencial oferecia, com a ajuda da avó, buscamos diariamente ensinar as atividades e acompanhar a sua evolução e estamos muito satisfeitos”, afirma a mãe que está confiante que em breve poderemos retomar a vida de onde paramos.

Angélica da Silva, mãe do Hudson Filho, também fala como tem sido importante para o desenvolvimento do filho, reservar esse espaço e manter a rotina. “Foi ótimo, tem um único lugar para fazer as tarefas e muito mais concentração para aprender”, disse.

A escola associa propostas realizadas pela professora no AVAH e tem organizado a entrega de materiais impressos com atividades e recursos lúdicos para compor o ambiente alfabetizador, tudo preparado pela equipe escolar. E os familiares recebem a orientação de como usar o material, estimulando a criança a ter motivação e desejo de aprender.

Adriene Bastos, da editoria de Educação