Página inicial > Institucional > Notícias > Escola Municipal usa Google Meet para avaliar leitura dos alunos

Escola Municipal usa Google Meet para avaliar leitura dos alunos

Criado: Terça, 16 de Março de 2021, 16h32 | Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 13h29 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 16h32

Instituição do Conjunto Caiçara é exemplo de superação com o ensino remoto

Diagnostico de leituraA Escola Municipal Benedito Soares de Castro, do Conjunto Caiçara, é um exemplo de superação das dificuldades com o ensino remoto em tempos de pandemia. Durante toda a semana, a instituição educacional realizou diagnóstico de leitura com os alunos, por meio do recurso tecnológico Google Meet.

Os professores decidiram coletivamente em reunião usar a ferramenta, para as seis turmas da escola, de primeiro ao quinto ano, que estudam em tempo integral. De acordo com a coordenadora pedagógica, Celeste Clara de Morais Ramos, a participação foi excelente. “Os alunos precisam do contato visual com os educadores e isso estimula a leitura e a participação das atividades”, ressaltou.

Em cada turma, o professor elaborou um roteiro e trabalhou textos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido (Avah). No primeiro e segundo, os professoras trabalharam palavras, parlendas e textos menores. Do terceiro ao quinto ano, foram histórias e textos maiores.

Silvênia Helmer de Souza Teixeira, professora do quinto ano, ficou satisfeita com os momentos de aprendizagem. “Foram dias de aulas proveitosos. Deu para ter uma base de como os alunos estão e qual o trabalho que podemos fazer de agora em diante”, contou a professora.

“Tivemos a participação de 23 alunos de uma turma de 30. Foi possível perceber o domínio dos alunos com a tecnologia, o espaço virtual e as ferramentas disponíveis. Eles posicionaram os cadernos na tela e até a organização do caderno conseguimos avaliar. Se apresentavam, fechavam os microfones na hora certa e acredito que se sentiram realmente em uma sala, mesmo que virtual”, completou Teixeira.

Contato com as famílias

No início do Avah, a Escola Municipal Benedito Soares de Castro fez vídeos tutoriais de apresentação da equipe de professores da instituição e da utilização do Ambiente Virtual. Conforme a diretora da instituição, Lívia Mara de Souza Araújo, desde o início da pandemia, a escola está em contato com as famílias, para facilitar o acesso dos alunos e a aprendizagem.

Daniela Rezende, editoria de Educação