Página inicial > Institucional > Notícias > SME convida a comunidade para eleição do Conselho de Alimentação Escolar

SME convida a comunidade para eleição do Conselho de Alimentação Escolar

Criado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 16h02 | Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 16h02 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Conselheiros serão definidos em assembleias virtuais para o segmento das instituições de sociedade civil e de pais. Prazo para oficialização de nomes vai até dia 23 e eleição será no dia 25

conselhoA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), convida toda a comunidade escolar para a eleição dos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O pleito será realizado no dia 25 de fevereiro, através de assembleias virtuais produzidas na Casa dos Conselhos, para representantes das entidades da sociedade civil e de pais/responsáveis de alunos da rede municipal de Educação.Serão eleitos dois conselheiros e dois suplentes para cada um dos dois segmentos para o quadriênio 2021-2025.

Qualquer integrante da comunidade escolar pode concorrer ao pleito, basta cada instituição oficializar o interesse da candidatura até o dia 23, às 18h, enviando ofício à Comissão Eleitoral, pelo e-mail caegyn@gmail.com, com nome completo e número do documento pessoal com foto. Para as entidades da sociedade civil, a assembleia virtual para escolha terá início às 16 horas; para pais/responsáveis dos educandos, a eleição terá início às 18 horas.

Os candidatos eleitos terão até o dia 1° de março para apresentar documentação exigida em lei para assumir os cargos. A posse dos novos conselheiros está prevista para o dia 25 de março, de acordo com cronograma preestabelecido pela SME.

Conselho de Alimentação Escolar

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) de Goiânia é um órgão colegiado, de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e deconselho 2 assessoramento à SME e às Unidades Educacionais da rede municipal. Tem por finalidade o acompanhamento, controle social e a fiscalização da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na rede municipal de ensino da Capital.

O PNAE é um programa de âmbito federal, responsável em oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a crianças e jovens de todas as etapas da educação básica pública – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, modalidades: educação de jovens e adultos, ensino integral. O Governo Federal repassa, a Estados, Municípios, Distrito Federal e escolas federais os valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino. 30% do valor repassado pelo PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Núbia Alves, da Editoria de Educação