Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos da Rede Municipal aprendem a cultivar horta em casa

Alunos da Rede Municipal aprendem a cultivar horta em casa

Criado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 10h57 | Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 10h57 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Escolas já podem fazer inscrição para receber as orientações do Programa Horta Escolar, que foi adaptado para Horta em Casa por causa da pandemia

horta em casaGoiânia dá exemplo na qualidade da merenda escolar e uma das iniciativas de maior destaque nas instituições é o Projeto Horta Escolar, que desde 2001 estimula a consciência ambiental e alimentação saudável por meio das oficinas de plantio de hortaliças em escolas e Cmeis da capital. Mediante o distanciamento social, o “Horta”, como é carinhosamente conhecido, foi adaptado para o Projeto Horta em Casa e já recebe cadastro das instituições interessadas.

A adaptação do projeto se deu em agosto de 2020 com o objetivo de fazer com que os educandos plantassem suas próprias hortaliças em casa. Assim, cumpria-se o propósito de levar o conhecimento acerca da sustentabilidade, cultivo de alimentos, meio ambiente, além de temas transversais como tempo, cuidado e alimentação orgânica. Ao todo, mais de 200 instituições aderiram à iniciativa, distribuindo as mudas junto com os kits merenda.

O acompanhamento das atividades é feito pela equipe do Projeto Horta, da Gerência do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Gerpae/SME). Cada instituição cadastrada tem um responsável por orientar os professores com o auxílio de vídeos e guias de como plantar as hortaliças. Além disso, o programa Conexão Escola, exibido pela SME em dois canais de televisão aberta, veicula minicursos que também ensinam a plantar e manter sua horta em casa.

Desde que o projeto voltou à ativa, são distribuídas cerca de 10 mil mudas mensais. O resultado é a multiplicidade de vídeos e fotografias dos educandos orgulhosos com o crescimento de sua própria muda de jiló, acelga, manjericão, entre outras hortaliças. Bianca Braga, mãe do Vinícius e do Antônio Neto, alunos do Cmei Santa Luzia, parabenizou a continuidade da ação. Segundo ela, os filhos “amaram colocar a mão na terra e cuidar das cebolinhas e alfaces que receberam do projeto”.

A professora Carmem Machado, coordenadora pedagógica do Projeto, fala da importância da atividade no aprendizado da criança. Ela explica que a experiência do plantio não promove somente o hábito da alimentação saudável, mas o próprio desenvolvimento da criança. “Diante de inúmeros relatos que recebemos, percebemos o quanto o cultivo e o cuidado diário com as plantinhas proporcionam um momento lúdico e didático, contribuindo com a formação da criança”, declara.

Cadastro
A instituição interessada em aderir ao projeto pode fazer seu cadastro pelo e-mail do programa (gerpaesme@gmail.com) ou via direct no perfil do Horta em Casa no Instagram (https://www.instagram.com/projetohortaescolarsme/). Após o cadastro, a equipe entra em contato com a instituição para organizar a entrega das mudas. A ideia é que 15 instituições sejam atendidas por mês, até contemplar todas as inscritas. A distribuição tem início já em fevereiro.

Luciana Gomides, editoria de Educação
Foto: Luiz Fernando Hidalgo