Página inicial > Institucional > Notícias > Educação investe em atendimento pedagógico virtual durante a pandemia

Educação investe em atendimento pedagógico virtual durante a pandemia

Criado: Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 12h16 | Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 09h16 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Com diversos canais de atividades, alunos da rede puderam continuar o aprendizado mesmo com a distância das salas de aula, superando desafios da pandemia

WhatsApp Image 2020 10 07 at 16.15.31A pandemia da Covid-19 inegavelmente trouxe desafios que aceleraram o progresso tecnológico esperado para anos em diversas áreas. A Educação foi diretamente impactada pelas mudanças, a partir da suspensão das aulas presenciais em março. A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) buscando promover a equidade de atendimento das escolas, lançou em abril o Portal Conexão Escola, uma plataforma multimídia criada por equipes da Gerência de Tecnologia Educacional, foi alimentada semanalmente por professores lotados na Diretoria Pedagógica da Pasta.

Com objetivo principal do portal de dar suporte aos educandos e familiares durante a suspensão das aulas em virtude da pandemia do Covid-19. O Portal Conexão Escola traz interface inovadora e intuitiva disponibilizando, de forma prática e objetiva, conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular para Goiás (DC-GO).

Com material separado de acordo com a faixa etária, o portal é fluido também para acesso pelo celular, ou seja, uma plataforma responsiva. A proposta abrange conteúdos nas temáticas de Corpo e Movimento, Educação Ambiental, Saúde, Educação Financeira, Empreendedorismo, Ética, Cidadania, Experiências e Curiosidades, postados e atualizados semanalmente.

Em maio, a programação adaptada das atividades pedagógicas complementares disponibilizadas no Portal Conexão Escola foram para a linguagem televisiva. O conteúdo entrou no ar em emissoras de canal aberto, contemplando todas as modalidades atendidas pela Rede Municipal de Ensino.

No segundo semestre foi lançado o AVAH, Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrida, que se destina à realização de aulas por via remota aos alunos matriculados na rede municipal de ensino. Trata-se de mais um componente do Conexão Escola, com o diferencial de incentivar os professores a elaborar suas próprias aulas e postar o conteúdo diretamente no site. Tornando o processo de ensino-aprendizagem de maneira estrita entre educador e aluno. Fechou o ano com quase 18 milhões de acessos desde o lançamento.

O Conexão Escola foi uma inovação da Prefeitura de Goiânia, com um projeto guarda-chuva totalmente construído pela GERTEC, é composto por quatro ferramentas Chabot, Conexão Escola Conexão Escola TV e o AVAH, o projeto atende aos quase 108 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Mesmo com todas essas opções ofertadas pela SME, Conexão Escola, Conexão Escola TV e o AVAH, uma porcentagem de alunos por motivos diversos, por exemplo, alunos sem conexão à internet mapeados no início da pandemia por pesquisa da Secretaria, não conseguiram acessar as atividades.

Como a comunidade conta com profissionais competentes e dedicados, as instituições encontraram formas alternativas adequadas para cada realidade e se empenharam juntamente com todos os profissionais para levar aprendizado aos alunos da Rede. Com inúmeros projetos e o uso constante da tecnologia a favor da educação, as unidades escolares se comunicaram com alunos e familiares por meio de aplicativos e redes sociais e também disponibilizaram atividades impressas para aqueles educandos sem nenhum tipo de acesso.

A Prefeitura de Goiânia conta com quatro modalidades de ensino, nas quais, juntas, ofereceram cerca de 108 mil vagas nas instituições de ensino por meio da SME. Em 2020, o número de vagas foi ampliado consideravelmente com a inauguração de obras e a instalação de mais dezenas de salas modulares. Desta forma, atuou para contribuir com a equidade do atendimento pedagógico durante a pandemia, para que todos tenham oportunidade de aprendizado nesse período.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte