Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Novo prédio da SME Goiânia homenageia educador Anísio Teixeira
Início do conteúdo da página

Novo prédio da SME Goiânia homenageia educador Anísio Teixeira

Criado: Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 12h11 | Publicado: Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 12h11 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Personagem central na história da Educação brasileira defendia rede de ensino que atendesse a todas as etapas de forma igualitária

Anisio Teixeira

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) entrega, nesta quarta-feira, 23, a reforma da Sede própria da Pasta. Um dos principais pilares desta gestão é promover Educação Pública municipal de qualidade e, acima de tudo, a equidade de acesso em todas as modalidades atendidas. Portanto, nada mais justo do que homenagear um dos maiores teóricos da área, o educador Anísio Spínola Teixeira. Defensor de uma rede que atendesse desde a Educação Infantil à universidade, Anísio nomeia o prédio entregue na tarde de hoje.

O professor Anísio Teixeira foi, e ainda é, personagem central na história da Educação brasileira. Sua maior defesa foi a criação de uma rede que abrangesse desde a educação básica até o ensino superior. O acesso a todas as etapas deveriam ser igualitárias, isto é, independente de raça, condição financeira ou credo, observando tão somente os interesses da comunidade escolar. Anísio Teixeira foi, também, o grande pioneiro do movimento chamado Escola Nova do Brasil, um método centrado no aluno.

Isso significa que a escola deve, nas ideias do educador, desempenhar papel formador, integrando as percepções do educando. Filosofia firmemente defendida pela atual gestão da Educação Municipal na capital. Segundo o professor Marcelo Costa, titular da Pasta, a “escola deve despertar, de fato, o interesse do aluno, sendo tão motivadora que a criança vai para casa louca para retornar aos estudos no dia seguinte”. Especialista em avaliação, Costa também defende o acompanhamento pedagógico voltado para o educando, considerando todas as suas especificidades.

O Edifício-Sede Profº Anísio Teixeira área acima de 3 mil m², o novo espaço conta auditório, refeitório, além de estrutura que reúne todas as unidades administrativas da Pasta. Além de proporcionar mais conforto e segurança aos servidores e público atendido, a aquisição do imóvel permite o planejamento de mais duas unidades de Educação Infantil, sendo uma no Jardim América e outra no Setor Universitário.

Auditório Fernando Henrique Cardoso

Outra personalidade homenageada na inauguração o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O sociólogo dá nome ao auditório da nova sede, estrutura que tem capacidade para receber 200 pessoas. Além de solenidades oficiais, o auditório tem a perspectiva de abrigar treinamentos, formações, além de palestras.

A solenidade de entrega das duas estruturas acontece nesta quarta-feira, 23, com a presença do prefeito, Iris Rezende, do titular da Pasta, Marcelo Costa, demais secretários e autoridades.

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte 

registrado em:
Fim do conteúdo da página