Página inicial > Institucional > Notícias > Escola produz tutoriais contra evasão durante ensino a distância

Escola produz tutoriais contra evasão durante ensino a distância

Criado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 09h37 | Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 09h37 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Instituição interage com alunos e familiares em grupos de WhatsApp, pelas redes sociais e consegue manter comunicação com a maioria dos educandos

WhatsApp Image 2020 12 17 at 10.30.23A Escola Municipal Professora Dalísia Elizabeth Martins Doles é uma das 13 instituições que se destacaram no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2019. Continua firme no propósito de uma educação de qualidade e, neste período de suspensão das aulas presenciais, a equipe diretiva se empenhou em levar aprendizado. Assim, produziu tutoriais para alunos e familiares conseguirem acessar todo o conteúdo pedagógico disponibilizado pela SME através do AVAH, de modo a atingir os educandos da instituição.

Sempre em busca de formas alternativas adequadas para seus alunos, a equipe se dedicou ao máximo para evitar a evasão no ensino virtual realizado neste período de pandemia. Para manter o aprendizado dos alunos da EM. Dalísia Doles, houve uma preparação intensa com a comunidade escolar para instrução de como acessar e utilizar a plataforma AVAH. Então, foram criados tutoriais veiculados no canal do YouTube e nas redes sociais (Instagram e WhatsApp) da unidade, a fim de esclarecer as dúvidas e divulgar as informações. Dessa forma, foi possível manter contato real com 98% das famílias da comunidade escolar que recebem as atividades escolares através do AVAH. Já para quem não tem acesso à internet, tarefas impressas também foram disponibilizadas.

Outra ferramenta importante utilizada foi o Google Meet para encontros virtuais mensais com os responsáveis dos alunos, além dos próprios educandos, no intuito de avaliar o acompanhamento das atividades. Essa interação através das ferramentas digitais foi fundamental para evitar a evasão escolar e o desinteresse pelos estudos com a ausência das aulas presenciais.

Desde abril, a SME disponibiliza ferramentas diversificadas para prosseguir com o atendimento pedagógico durante a pandemia, sendo elas o Portal Conexão Escola, Conexão Escola TV e o AVAH. Contudo, parte da comunidade atendida não têm acesso a tais meios, como já era previsto em mapeamento realizado pela Rede ainda no início do período de suspensão das aulas. Por isso, a Pasta orienta as instituições na oferta de outras possibilidades, a fim de atender a todos os alunos com equidade. Assim, as equipes têm buscado diversas opções para ajudar os alunos a manterem suas rotinas de estudo, vencendo as inúmeras dificuldades da pandemia.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte