Página inicial > Institucional > Notícias > Instituições educacionais promovem igualdade no acesso ao conhecimento

Instituições educacionais promovem igualdade no acesso ao conhecimento

Criado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 12h21 | Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 12h21 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Além do Avah, outras alternativas são utilizadas para alcançar as famílias

EM Manoel José de OliveiraPara estimular a igualdade de acesso à educação e o conhecimento em tempos de pandemia, as instituições educacionais de Goiânia utilizam opções diversas para alcançar os alunos.  O objetivo é contemplar o maior número de famílias e melhorar a comunicação, até mesmo com aquelas que compõem os cerca de 15% da comunidade sem algum tipo de acesso à internet.

Além do Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrida (Avah), plataforma criada pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), as unidades disponibilizam atividades pedagógicas por meio de grupos de whatsapp e impressas na instituição.

A Escola Municipal Manoel José de Oliveira procura atender de acordo com as particularidades de cada família e educando. Segundo a diretora Regina de Fátima de Almeida Prado, a plataforma juntamente com as formas alternativas de atendimento são retorno positivo para a instituição.

“Temos um número muito significativo  de alunos que têm acessado às atividades da plataforma. Para as famílias que, por algum motivo, não conseguem acessar o Avah, são disponibilizadas atividades impressas e em dias agendados, elas retiram na instituição. Roteiros de estudos enviados nos grupos de whatsapp ou e-mail também são criados para cada turma”, conta a diretora.

Atividades no Cmei

Gêmeos Dante e Saul Criança Cidadã

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Criança Cidadã, no Setor Leste Universitário, tem utilizado os grupos de whatsapp para envio das atividades. Semanalmente, são postadas atividades pedagógicas que os pais podem realizar em casa com as crianças. Algumas das propostas foram gravadas pelas professoras em um canal do Youtube.

Na atividade “Como a criança deve escovar os dentes?”, gravada pela professora Giselle Godoi, por exemplo, o objetivo é formar hábitos de autocuidado e autonomia nas crianças. Os gêmeos Dante e Saul, que estudam no agrupamento de B, já começaram a entender a necessidade da limpeza dos dentes. Segundo a mãe, Layssa Cristina Nickerson Taquary, as atividades dão uma direção sobre o que fazer com as crianças em casa.

“Na atividade da escovação, coloquei eles para assistirem a história no You Tube, depois peguei a escova de dente e coloquei o vídeo novamente. E eles escovaram de frente à TV. Outra atividade que gostei foi a das sombras. Eles se divertem muito. No quarto, os coloquei na cama e brincamos de fazer as sombras na parede. Eles deram gargalhadas”, conta a mãe.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte