Página inicial > Institucional > Notícias > Coral Vozes em Canto prepara repertório especial para apresentação virtual

Coral Vozes em Canto prepara repertório especial para apresentação virtual

Criado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 11h43 | Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 11h43 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Com ensaios on-line e atendimento individualizado, alunos são preparados para uma apresentação do Coral Virtual

WhatsApp Image 2020 12 07 at 19.34.28A pandemia da Covid-19 exigiu que diversas atividades se adaptassem a novos formatos, especialmente o virtual. Uma das ações que precisaram se render à tecnologia são os corais, inclusive os infantis. Famoso por suas apresentações natalinas, o coral composto por estudantes das escolas municipais de Goiânia apostam numa apresentação diferente. Neste ano, algumas escolas participantes do Coral Vozes em Canto aceitaram a proposta de participarem do Coral Virtual. Um desafio para coristas e regente que assumiram o compromisso de manter vivo esse projeto, mesmo durante a pandemia e o distanciamento social. Com ensaios semanais online, via Plataforma Zoom e WhatsApp, foi possível aprender novas tecnologias e superar obstáculos.  O Coral Vozes em Canto segue sob a regência da Professora Adriana Goulart, acompanhada pela professora tecladista Andréa Stewart.

Para realizar os ensaios semanais, a regente do Coral Vozes em Canto, Adriana Goulart, contou os desafios de organizar grupos de cada escola e fazer atendimentos individuais com o objetivo de preparar cada participante tanto musicalmente, quanto para usar os recursos tecnológicos do celular, para gravarem seus vídeos e seus áudios. Adriana falou da parceria necessária entre família e instituição para continuar o projeto. A regente se dispôs a fazer a gravação dos alunos que estavam com dificuldades e que os impossibilitariam de chegar ao final do processo, que era fazer as gravações e enviá-las. "Foram realizados ensaios semanais on-line e por último, foram algumas gravações individuais com os coristas, seguindo todas as normas de segurança sanitária", explicou Adriana.

O aprendizado foi grande, pois, além da música e toda a experiência que o coral oferece, os participantes também foram instruídos rumo a obter melhores resultados de áudio e imagem, como gravar, onde salvar e a forma de compartilhar esses arquivos mantendo a qualidade. Em breve, o resultado desse trabalho sairá em uma apresentação do Coral Virtual e todos poderão desfrutar da ação que envolveu muita dedicação e amor pela música e sinaliza que o Coral se mantém firme, mesmo com as adversidades desse ano de 2020.

Coral Vozes em Canto

O “Coral Vozes em Canto” é um projeto da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) por meio da Gerência de Projetos WhatsApp Image 2020 12 07 at 19.34.28 1Educacionais, que visa possibilitar o processo de musicalização de educandos das escolas municipais através da prática do Canto Coral, buscando o desenvolvimento global do educando.

O Coral tem experimentado expansões quantitativas e qualitativas, sendo um projeto sólido e relevante da SME. Em 2019, além de estar presente em várias ações e eventos educacionais e culturais promovidos pela SME, o Coral Vozes em Canto participou do Encontro Nacional de Coros (Encoros), produziu o Musical infantil “Os Saltimbancos” e ainda, organizou e participou do 1º Encontro de Corais das Escolas Municipais de Goiânia.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte