Página inicial > Institucional > Notícias > Primeira Infância é o ponto de partida para melhoria da Educação na Capital

Primeira Infância é o ponto de partida para melhoria da Educação na Capital

Criado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 11h05 | Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 11h05 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

IMG 7148 3 1 1A Primeira Infância é a fase que compreende desde o nascimento até os 6 anos. A etapa é a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) destaca o trabalho realizado na Educação infantil ao longo desta gestão, colhendo frutos da dedicação à Primeira Infância.

De acordo com James Heckman, vencedor do Nobel de Economia, o investimento na primeira infância são as melhores estratégias “anticrime” e eficaz para o crescimento econômico. Pois, esta é a etapa em que o cérebro se desenvolve rapidamente e é mais maleável. Assim, é mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade, atenção, motivação, autocontrole e sociabilidade, necessárias para o sucesso na escola, saúde, carreira e na vida.

A Gerência de Educação Infantil da SME (Gerein) destaca ações concretas desde 2017, com inúmeros projetos, formações, parcerias e ações constantes. Pode-se considerar atingido o objetivo de despertar, não somente nos profissionais, como também em familiares e comunidade, a responsabilidade de todos no desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos.

Os agrupamentos de Cmei e a educação infantil da Capital são como uma família estendida. São grupos de crianças recebendo atenção, orientação e muitos estímulos. É bom lembrar que o desenvolvimento também acontece em outras etapas da vida. No entanto, uma etapa leva a outra e a criança bem formada consegue aproveitar melhor aprendizados futuros.

Escrita do DC-EI e Projeto Político Pedagógico

A gestão iniciou, em 2017, a avaliação e revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em seguida, o acompanhamento e debates constantes sobre a Base Nacional Comum IMG 9347 1 1Curricular (BNCC) e a escrita do Documento Curricular da Educação Infantil (DC-EI) da SME. Uma força-tarefa foi constituída por profissionais que desenvolveram a formação da BNCC em forma de cascateamento para diretores, coordenadores e professores que atuam na área.

A Educação Infantil também teve seus direitos ressaltados e garantidos na elaboração do documento curricular. A efetivação do planejamento da ação educativa e pedagógica pautada no DC-EI, com objetivo de assegurar os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, pautados nos Direitos de Aprendizagens e Desenvolvimento e nos Campos de Experiências passaram a ser realizados nas instituições.

A escrita e implementação das orientações sobre a avaliação e acompanhamento do trabalho pedagógico e do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças foi materializada no DC-EI. O objetivo foi contribuir para a efetivação da Educação Infantil de 0 a 5 anos como parte integrante da Educação Básica.

Frisando, respeitar sua especificidade e a forma própria das crianças aprenderem e se desenvolverem, que é a partir das interações com o outro e com o mundo e da brincadeira.

Semana do Bebê

livrinhosOutro sucesso da Gerein foi o projeto Semana do Bebê, com ações específicas por uma semana e atendimentos que se estendem pelo segundo semestre. Realizada desde 2018, a semana do bebê conquistou importantes parcerias com um só objetivo, levar informações de todos as áreas de cuidados, que foram aos Cmeis, familiares e comunidade.

E sua 3ª edição em 2020, precisou ser reformulada para o modelo virtual e mais uma vez, conseguiu atingir um número significativo de participações on-line, alcançando o principal objetivo, incentivar e convocar os vários segmentos da sociedade a assumirem sua corresponsabilidade com a Primeira Infância.

Parcerias

Sempre em busca de levar acolhimento, aprendizado e provocando o conhecimento dos importantes desafios da primeira infância, diversas parcerias foram conquistadas. Envolvendo universidades, áreas envolvidas com a educação e também com outras secretarias, para melhor atender a esse grupo.

No início de 2020, foi firmado um Acordo de Cooperação entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) em parceria com o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Economia Social da USP (Lepes) e a SME de Goiânia para que o município de Goiânia seja uma das primeiras 6 cidades a participar do Estudo Nacional sobre a Qualidade da Educação Infantil.

Esse processo foi pausado temporariamente devido a Pandemia, contudo, os laços dessa união foram fortalecidos com reuniões mensais, estudos, webinars e ainda a distribuição de livros para as crianças, informando e incentivando os devidos cuidados em tempos de distanciamento social.

Primeira Infância e a Pandemia

IMG 3550 1 1 1Esse ano foi marcado pela pandemia do Coronavírus, mas o trabalho não parou. E mais uma vez a equipe se fez pronta na elaboração de propostas para apoiar as famílias e crianças durante a suspensão das atividades presenciais. E ainda, ofertou orientações para o trabalho pedagógico das instituições no período de educação on-line e para a documentação e acompanhamento do trabalho realizado.

Esse momento será importante para as crianças, pois permite que o processo de aprendizagem e desenvolvimento tenha continuidade a partir da memória do que foi vivido e aprendido e com a participação conjunta da família, instituição e crianças no processo de registro e reflexão sobre as aprendizagens e o desenvolvimento.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte