Página inicial > Institucional > Notícias > Escola municipal usa personagens de quadrinhos para explorar assuntos sobre saúde e alimentação

Criado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 15h14 | Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 15h14 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Com participação de convidados, assuntos importantes são discutidos de forma lúdica em atividades extracurriculares por meio de vídeo conferências

WhatsApp Image 2020 11 13 at 10.28.26Cascão ensinando sobre higienização das mãos? Magali orientando quanto a adoção de alimentação saudável? Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek estão aprendendo muito com personagens, no mínimo, divertidos. Sob a coordenação da professora Andréa Vieira, a instituição realiza atividades extracurriculares sobre temas importantes no cotidiano de alunos, utilizando-se de vídeo conferências, aproximando alunos e escola em tempos de pandemia. O projeto é realizado em conjunto pelos professores e convidados para levar informação e diversão para os alunos, tendo um encontro virtual marcado para este sábado, 14, a partir das 09h.

Os temas trabalhados pela instituição, são pertinentes ao material já aplicado em atividades remotas e visam frisar de forma lúdica a importância da alimentação saudável, higiene, cuidados com a higiene bucal e ainda um guia estimulando a fala adequada. Para tornar o momento mais interessante, foram escolhidos os personagens da Turma da Mônica, destacando suas principais características.

O projeto teve sua primeira atividade realizada no dia 07 de novembro, com o tema "O prato da Magali: alimentação saudável e prevenção de doenças". A ideia era incentivar a prática de alimentação saudável para prevenção de doenças. De acordo com a instituição, "os resultados foram satisfatórios, uma vez que foi possível ampliar o conhecimento dos alunos acerca do mal causado por alimentos ultraprocessados, como frituras".

Neste sábado (14), o encontro "Eu não sou Cascão: higienização e prevenção de doenças" traz o querido personagem e acadêmicos de medicina da PUC-Goiás. A temática enfatiza a importância da higienização correta das mãos para a prevenção da COVID-19, mantendo a saúde em tempos de pandemia. Será abordado, também, outras medidas de prevenção contra o vírus, bem como a importância de usar álcool em gel e manter o distanciamento social.

O próximo encontro, previsto ainda para novembro, traz a Dona da Rua como protagonista. "Mônica Dentuça: escovação dentária e cuidados preventivos" usa a imagem da personagem para incentivar a prática da escovação. A atividade sobre higiene bucal será ministrada pela Liga de Odontopediatria da UFG, orientar sobre a escovação dentária, medidas preventivas para evitar a cáries e doenças orais, ressaltando que criança com cárie e dor não consegue aprender.

Por fim, o personagem Cebolinha incentivou a elaboração de um guia de linguagem oral e escrita formulado pela equipe da EMTIJK em conjunto com uma fonoaudióloga. “Ele fala certo ou elado?”, mostra a idade certa dos fonemas e orienta quanto a estimulação adequada da fala para contribuir no processo de leitura e escrita.

A equipe EMTIJK afirma que as atividades extracurriculares são muito além de mera diversão, pois visam o desenvolvimento motor dentro de um contexto maior de formação dos alunos em vários aspectos como a afetividade, motricidade, linguísticos e as relações interpessoais.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte