Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia anuncia cronograma de matrículas para 2021

Prefeitura de Goiânia anuncia cronograma de matrículas para 2021

Criado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 14h59 | Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 14h59 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Procedimentos para renovação, transferência, cadastro e solicitação de matrículas têm início na próxima segunda, 16

IMG 0436 1 1A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, anuncia a abertura do processo de matrículas para 2021. O cronograma dispõe das datas e procedimentos para alunos novatos e veteranos, incluindo o cadastro antecipado. O período para renovação de matrículas tem início no próximo dia 16 enquanto solicitações de novas vagas começam em janeiro de 2021.

Para alunos novatos das escolas da Rede Municipal de Ensino e conveniadas, a pré-matrícula online terá início em 05 de janeiro de 2021. O processo, assim como no ano passado, será feito exclusivamente pela internet. Já candidatos a vagas nos centros municipais de Educação Infantil (Cmei) da capital, bem como CEIs de convênio total, as solicitações têm início em 12 de janeiro, também pela internet.

Nas datas estabelecidas, o interessado deve acessar o site https://www.sme.goiania.go.gov.br/ , opção e-matrícula e inserir o CPF do educando. Para efetivar a matrícula, pais ou responsáveis devem encaminhar-se à respectiva instituição munidos da documentação indicada.

Cadastro antecipado

Ponto importante no processo de matrículas da RME, o cadastro antecipado segue obrigatório para quem deseja solicitar vagas em instituições municipais. O processo é feito também pela internet, pelo site https://www.sme.goiania.go.gov.br/, opção e-matrícula, aba Cadastro Antecipado. A criação de um novo cadastro antecipado pode ser feita a partir do dia 03 de dezembro, mesma data na qual está liberada a atualizado de cadastros feitos desde dezembro do ano passado.

Bolsa família

Para priorizar as famílias de baixa renda, em 2020 a SME reservará 20% das vagas disponíveis para novatos às crianças que possuem o Bolsa Família. Para isso, os pais ou responsáveis deverão informar, no ato da pré-matrícula online, o Número de Identificação Social (NIS) da criança e do próprio responsável, se houver. Mães trabalhadoras também seguem com a prioridade de 40% das vagas na Educação Infantil.

Alunos veteranos

Para os alunos que já estão matriculados em alguma instituição de ensino municipal, a renovação de matrícula será feita do dia 16 de novembro a 01 de dezembro, na própria unidade de ensino. É necessário que pais e responsáveis efetivem a atualização cadastral do educando com CPF.

Para transferência de alunos de Cmei para escola e de escola para escola, os pais ou responsáveis deverão realizar solicitação via matrícula web (>www.sme.goiania.go.gov.br<), no período de 02 a 18 de dezembro. É importante ressaltar que, para conclusão da transferência, o CPF do responsável pela criança a ser transferida deverá estar atualizado na intranet.

Protocolos de segurança

Mediante a necessidade de procedimentos direto nas instituições, deverão ser seguidos protocolos estritos de segurança para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Além da adequação do ambiente estrutural, escolas e Cmeis devem manter o distanciamento e higienização necessários. Também não será permitida a entrada de crianças no ambiente institucional e as famílias deverão ser orientadas quando à determinação.

Texto: Daniela Rezende, Luciana Gomides e Núbia Alves, editoria de Educação e Esporte

Foto: Eulices Maria