Página inicial > Institucional > Notícias > Educação distribui 45 mil kits de higiene bucal a alunos da Rede Municipal de Ensino de Goiânia

Criado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 15h07 | Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 15h07 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

A distribuição, em parceria com a SMS, segue os protocolos de higiene e distanciamento social preventivos a Covid -19

WhatsApp Image 2020 10 29 at 13.30.04A Secretaria Municipal de Educação e Esporte, em parceria com a Pasta Municipal da Saúde distribuiu, ao longo do mês de outubro, 45 mil kits de higiene bucal para alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação foi desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa do Governo Federal instituída em abril de 2007 para promoção, proteção e recuperação da saúde. A última remessa está sendo distribuída nesta terça-feira, 3.

O PSE é realizado por meio da parceria entre as duas Secretarias e, mesmo diante das aulas presenciais suspensas, segue atuante. O objetivo do programa específico de higiene bucal na escola é promover a melhoria das condições de saúde bucal dos alunos matriculados na rede municipal de ensino fundamental de Goiânia. A meta é executar ações de caráter educativo, mesmo em tempos de pandemia, visando desenvolver melhores hábitos alimentares e de higiene.

Na ação específica dos kits, o fluxo de entrega seguiu todos os protocolos de higiene e distanciamento social preventivos à COVID-19. Para que o material enviado pela SMS chegasse até as famílias, coube às respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) o encaminhamento às instituições com famílias cadastradas no programa. O kit, por sua vez, é composto por um informativo, uma escova, creme, fio dental e um estojo plástico para colocar os itens.

O intuito é estimular a participação da família na adoção dos hábitos de higiene. Por isso, a ideia é envolver a participação dos pais e responsáveis. É importante reforçar que o PSE, assim como outras iniciativas e parcerias desenvolvidas pela SME, foi readaptado à forma remota. Assim, o Programa se reestruturou para atuar durante o período de isolamento social. Desde agosto, as equipes dos distritos sanitários produzem um vídeo por mês, com tema abordado conforme cronograma estipulado.

O material vem sendo postado no canal do YouTube da SME, ficando disponível para acesso pelos alunos e suas famílias. Os doze eixos principais do Programa contemplam combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional, direito sexual e reprodutivo, prevenção ao uso de drogas, promoção da cultura de paz, verificação da situação vacinal, promoção de práticas corporais saudáveis, dentre outras ações.

Blocos de Tarefas

A Escola Direito do Saber – Cecom é uma das instituições participantes da distribuição. A instituição aproveitou a ocasião para entregar, também, blocos de tarefas para os alunos sem acesso aos materiais disponibilizados na internet. Desta forma, atua para contribuir com a equidade do atendimento pedagógico durante a pandemia. Como previsto em levantamento efetivado após a suspensão das aulas presenciais, cerca de 15% dos alunos da RME não tem nenhum tipo de acesso à internet.

A diretora Elizabth Soares destaca a preocupação da equipe escolar em levar atividades, informações e aprendizado aos educandos nesse período de distanciamento social. A Escola criou diversos canais de comunicação para amenizar a ansiedade das famílias, como grupos de WhatsApp, canal no You Tube, Instagram e Facebook.

A alternativa adotada pela escola foi a impressão de material com atividades em blocos, para que todos tenham oportunidade de aprendizado nesse período. “Enquanto não é possível para todos o acesso à plataforma, juntos vamos aprendendo e dando esse suporte tão importante para os alunos”, afirmou Elizabth.

Adriene Bastos e Daniela Rezende, da Editoria de Educação e Esporte