Página inicial > Institucional > Notícias > Educação investiu R$19 milhões em manutenção predial de escolas e Cmei nos quatro anos de gestão

Criado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 09h00 | Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 09h00 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Reparos foram feitos por meio do Programa Escola Viva e beneficiaram mais de 315 instituições de ensino públicas municipais

WhatsApp Image 2019 05 29 at 11.40.26 AM 1 1A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), investiu quase R$19 milhões de reais em manutenção predial de escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) durante os quatro anos da gestão Iris Rezende. Os reparos foram feitos por meio do Programa Escola Viva, desenvolvido pela SME e que tem como objetivo a manutenção e conservação do espaço físico das unidades de ensino, com verbas destinadas diretamente a cada gestão escolar.

Em seu primeiro ano de vigência, 2017, o programa atendeu 304 instituições que possuíam Conselho Gestor formado, sendo 138 Cmei e 166 escolas, num investimento de mais de R$3,8 milhões de reais. Em 2018, os valores e quantidade de unidades beneficiadas se manteve. Em 2019, a gestão proporcionou o primeiro aumento do valor do Escola Viva, de R$3,8 mi passou para R$5,5 mi, com 313 instituições atendidas. O aumento foi reflexo da boa administração do dinheiro público e da construção e inauguração de novas unidades de ensino.

Exemplo dos benefícios que o Escola Viva leva a cada unidade de ensino é o Cmei Nossa Senhora Aparecida, localizado no Setor São Domingos, região Noroeste. A instituição passou por reformas no pátio, nos parquinhos para crianças da primeira infância e pré-escola, construção de rampas de acessibilidade, instalação de alambrados no estacionamento, colocação de cerâmica nas áreas externas, construção de calçada, pintura geral, reforma dos banheiros e a construção de uma central de gás. O Cmei atende 120 alunos, entre um e quatro anos de idade. Para a diretora da unidade, Walquíria Gomes, “houve uma mudança significativa nos espaços do Cmei, podemos dizer que é outro”.

Outra instituição que foi amplamente reformada pelo programa foi a Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira, localizada no Jardim Bela Vista, região Sul de Goiânia. Rony William de Souza, diretor da unidade e responsável por gerir o recurso repassado pela SME, conta que refez toda a pintura externa do local, consertou duas tendas utilizadas dentro do pátio, pintou a sala de leitura, trocou o telhado e reformou as portas e janelas do banheiro masculino. A escola atende cerca de 500 alunos e possui desde a Educação Infantil (pré-escola) até o Ciclo III do Ensino Fundamental, além da modalidade de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), funcionando nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A previsão para 2020 era de manutenção dos valores destinados ao Escola Viva, no entanto houve outro aumento, tanto de dinheiro quanto de instituições atendidas, de R$5,5 mi para R$5,6 mi, com 316 unidades atendidas. Com a pandemia do novo coronavírus fechando as escolas e Cmeis por no mínimo oito meses, os recursos do programa começaram a ser aplicados neste mês de outubro, já que as instituições estavam fechadas e impossibilitadas de receberem prestadores de serviços.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte