Página inicial > Institucional > Notícias > Inovação e tecnologia marcam gestão da Educação Pública de Iris Rezende

Inovação e tecnologia marcam gestão da Educação Pública de Iris Rezende

Criado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 22h21 | Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 22h21 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Desde 2017, a Prefeitura de Goiânia vem ampliando vagas nas diferentes modalidades da Educação, além de impulsionar o interesse pela tecnologia

DSC 0169 1Educação pública de qualidade é aquela que sai da foto e se mostra real junto à comunidade. Assim é a gestão de Iris Rezende no que toca ao atendimento na Educação Municipal da capital. Desde 2017, a Prefeitura de Goiânia ilustra os resultados do planejamento constante na ampliação de vagas, inovação, qualidade na merenda escolar e valorização profissional. Até o momento, são mais de 4 mil vagas ampliadas na Rede, além do aumento da modalidade de ensino em tempo integral e premiações em Olimpíadas de conhecimento.

As diversas ações se baseiam no compromisso em ampliar de vagas, não só com a retomada de obras paralisadas da Educação Infantil, mas também com a implantação das salas modulares, um legado da gestão. Ainda na área de infraestrutura, programas como o Escola Viva levaram obras e reformas em unidades educacionais já estruturadas, trazendo melhorias para alunos e servidores. Sem falar na valorização dos profissionais docentes e administrativos, novas propostas pedagógicas e novos projetos levados para as instituições, ampliando conhecimento através das inovações metodológicas e o uso da tecnologia.

Valorização profissional

Desde 2017, os professores da Rede Municipal têm piso salarial atualizado, com índice superior à média nacional. Neste ano, o reajuste foi oficializado no mês de fevereiro, conforme estipulado pela Lei 11.738/2008. O aumento contempla o salário-base, gratificação de regência e auxílio locomoção dos cerca de 10 mil docentes da rede. Além disso, o Prefeito concedeu progressões a 5.802 professores da rede municipal de ensino. A progressão funcional é a movimentação do servidor na carreira prevista para o cargo que ocupa.

DSC 0006 1Obras e serviços

A gestão do “tocador de obras” é marcada pela retomada e início de várias delas, depois de duro ajuste fiscal promovido pela Prefeitura. Desde o início da gestão, foram construídos 9 centros municipais de Educação Infantil (Cmei), sendo eles Cmei João Paulo I, Cmei Evangelina Pereira da Costa, Cmei Governador Olinto de Paula Leite, CEI Suely Pascoal, Cmei Jardim Europa II, Cmei Lar Fabiano de Cristo, Cmei Jardim América II, Cmei Jardins do Cerrado IV e Cmei Residencial Buena Vista III. Também, foi entregue uma escola de tempo integral (Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lousinha), além da conversão do atendimento de cinco unidades anteriormente de tempo parcial para integral.

Sem dúvidas, um dos marcos no planejamento para ampliação do número de vagas na Educação Infantil foi a instalação das salas modulares. Até o momento, foram mais 170 ambientes de rápida implantação, ampliando mais de 5 mil vagas nas diferentes modalidades. A oferta não para por aí. A estimativa é que mais 100 ARIs sejam instalados pela capital, além da finalização de quatro Cmeis totalmente modulares e 9 obras retomadas. Sendo assim, mais 8 mil vagas devem ser disponibilizadas à comuniade goianiense até o final do ano.

Escola Viva

Além da construção de novas unidades, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) mantém o Programa Escola Viva, recursos para manutenção predial das instituições de ensino (manutenção elétrica e hidráulica, troca de telha, pintura, etc). Os repasses são feitos diretamente para os conselhos gestores de cada unidade. Desde 2017, todas as instituições recebem todo ano a verba oriunda do Escola Viva.

1jornalismo1 3 1Projetos e ações pedagógicas

Dentre os inúmeros projetos e ações pedagógicas desenvolvidos nas instituições, é impossível não destacar aqueles que impulsionaram o uso da inovação e tecnologia em sala de aula. O Projeto Makers – Robótica Educacional tem por objetivo capacitar e oferecer suporte aos professores da rede municipal de Educação para inserir atividades deste tema em diversas disciplinas. Após apenas dois anos de implantação nas instituições, alunos da Escola Municipal Alice Coutinho já foram premiados nas Olimpíadas Brasileira de Robótica.

Falando em premiações, estudantes do Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo se destacaram nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, o que possibilitou sua participação na etapa internacional da competição. Em 2019, dois alunos viajaram à Taiwan para competir na AIMO, na qual também levaram medalha de prata e honra ao mérito.

Qualidade na merenda escolar

Um dos trunfos desta gestão é a valorização do ensino e, também, a qualidade daquilo que é ofertado nas instituições. Isso inclui a merenda escolar, cujo cardápio é minunciosamente elaborado por nutricionistas lotadas na SME Goiânia. Mais ainda, através do Projeto Horta Escolar, os educandos são estimulados a respeitar o meio ambiente por meio da sustentabilidade. Nele, mudas e sementes são semeadas em hortas convencionais e estruturas feitas com materiais reciclados, tais como alvenaria, pneus e vasos. As espécies mais comuns são cebolinha, alface, couve, acelga, pimenta-de-cheiro, pimenta, entre outros que, a propósito, são usados na merenda dos educandos. O destaque do projeto ultrapassou fronteiras, de forma a atrair comissão da Guatemala para conferir, de perto, o processo de merenda e alimentação saudável aplicado nas instituições.

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte