Página inicial > Institucional > Notícias > Obras de Cmei avançam e ampliam oferta de vagas na Educação Infantil municipal

Obras de Cmei avançam e ampliam oferta de vagas na Educação Infantil municipal

Criado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 22h12 | Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 22h12 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Construções paralisadas na antiga gestão foram retomadas e previsão de entrega das unidades é para o início de 2021

DSC 0082 1A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), está a todo vapor no andamento das obras dos onze centros municipais de Educação Infantil (Cmei) da Capital, paralisadas na antiga gestão e retomadas por Iris Rezende. As unidades são de alvenaria, no modelo padrão das unidades básicas de Goiânia.

A primeira das onze obras foi entregue neste último mês de setembro. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Residencial Jardins do Cerrado 4 foi inaugurado pelo prefeito no dia 25. Com oito salas construídas, a unidade tem capacidade para atender 150 crianças em período integral, de 6 meses a 3 anos de idade.

Outra unidade com construção avançada é a do Cmei Buena Vista 3, no setor de mesmo nome. O Cmei terá capacidade para atender 120 crianças e tem previsão de entrega para os próximos meses. Além desse, as obras do Cmei Center Ville, Residencial Mendanha e Vila Santa Helena seguem bem avançadas, com 70%, 51% e 48% de conclusão, respectivamente. Ao todo, só essas três unidades ampliarão mais 400 vagas na Educação Infantil.

Partindo para a Região Sul da Capital, as obras do Cmei Parque Atheneu II também seguem avançando, com previsão de entrega até o final deste ano. Nesta região, inclusive, a Prefeitura conseguiu zerar a demanda manifesta de algumas faixas etárias. O setor Parque Atheneu e entorno contam com quase dez unidades de Educação Infantil.

Leila Marques é moradora do Jardim Mariliza, bairro ao lado do Parque Atheneu, há sete anos e viu as obras do Cmei começarem, paralisarem e agora retomadas e avançando a cada dia. Ela conta que a unidade vai levar muitos benefícios às famílias da região, justamente por estar localizado na divisa do setor, mais próximos de bairros adjacentes. Ansiosa para a entrega, ela já planeja matricular o filho mais novo.

"Moro aqui há sete anos e vi essa obra começar. Na época fiquei animada para colocar meu filho mais velho, mas ela ficou parada durantes anos e eu tive que procurar outro lugar. Agora já tenho o meu mais novo, Isaque, ele é bebê ainda, mas ano que vem já quero colocar ele no Cmei, porque preciso voltar a trabalhar. E essa unidade ficando pronta, eu consigo conciliar melhor os horários e os caminhos para buscar ele e o irmão", contou. O Cmei terá capacidade para atender 160 crianças.

O Cmei Grande Retiro e o Cmei Bairro Floresta também estão com andamento nas construções. A previsão de entrega é para o início do próximo ano. Já as unidades do Solar Ville e Jardim Real aguardam a assinatura das ordens de serviço para iniciar a retomada. Ao todo, todas as obras devem ampliar mais de 1500 vagas só na Educação Infantil.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte