Página inicial > Institucional > Notícias > Programação on-line e televisiva completam conteúdo da plataforma AVAH

Programação on-line e televisiva completam conteúdo da plataforma AVAH

Criado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 14h28 | Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 14h28 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

As atualizações são realizadas semanalmente e ficam disponíveis na internet e TV, o acesso ao AVAH é disponibilizado para os alunos da rede municipal

WhatsApp Image 2020 10 13 at 12.00.40As aulas presenciais estão suspensas desde março, mas durante esse período, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) mostra que  são muitas as possibilidades de aprendizagem ofertadas para os alunos do município. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAH) foi liberado para os educandos em agosto como uma evolução do projeto Conexão Escola. A plataforma para uso de educadores e alunos, permitindo a interação entre ambos, além do acompanhamento da evolução nas atividades e da própria frequência. Contudo, a plataforma Conexão Escola, apresentada em abril, segue no ar, com atualização semanal abordando conteúdos pedagógicos alinhados com a BNCC e contemplando as  108 mil crianças e adolescentes matriculadas na rede. Nesta semana, são abordados temas como fábulas, biodiversidade e processos de transformação.

As atividades do Portal Conexão Escola e, também, do Conexão Escola TV, programa televisivo que adapta as atividades digitais para a linguagem audiovisual, são atualizadas semanalmente, como já comentado. Tais atividades visam complementar o conteúdo disponível na plataforma digital AVAH, construída para contribuir com os professores no gerenciamento de conteúdo, permitindo o acompanhamento continuado do desempenho dos educandos.

A plataforma possui dois espaços distintos, sendo eles o Website, uma página de internet para interação entre a instituição e o educando e família, Sala Virtual, além de espaço de aprendizagem personalizado, por modalidade, agrupamento e componente curricular administrado pelo professor regente da turma. O docente posta a atividade e o aluno pode acessá-la dentro de sua rotina, considerando a realidade heterogênea dos alunos da Rede. A evolução e frequência são acompanhados pelo professor que, também, pode interagir para esclarecimento de dúvidas.

Já nas atualizações da plataforma Conexão Escola desta semana, um dos destaques é a Fábula sinfônica "Pedro e o Lobo", que ensina sobre os parâmetros dos sons, como altura, timbre, duração e intensidade. A atividade ainda traz um Texto Poético, a importância da literatura no desenvolvimento dos bebês e como o contato com a literatura ajuda a criança na compreensão do mundo.

Outras temáticas desenvolvidas nos conteúdos mais recentes, são os Direitos de Cidadão e o Brasil pelas Mulheres, tão importantes para a construção da cidadania. Ainda, os alunos podem aprender mais sobre Espaço Rural e Urbano, Frações, a Biodiversidade Brasileira, a Natureza e os Processos de Transformação. Seguindo a linha de abordagens contemporâneas que aproximam teoria e prática vivenciada fora da escola, a plataforma traz também os lados positivo e negativo dos Jogos Eletrônicos e seus Impactos Sociais, entre muitas outras atividades e temas.

Todas os temas são acompanhados de fotos e vídeos explicativos que sugerem atividades a serem desenvolvidas. As atualizações com conteúdo e atividades pedagógicas complementares estão disponíveis para os alunos na Plataforma Conexão Escola pelo link (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/) ou pelo Conexão Escola TV, veiculado nos canais Sagres (26.1)  às 11h, 11h30 e 19h e pela TV UFG (15), às 14h, 14h30 e 19h30, sempre de segunda a sexta-feira.

Para acessar o AVAH, entre em contato com sua instituição, pois cada unidade escolar tem um código de acesso e o seu próprio ambiente virtual de aprendizagem  (avah.goiania.go.gov.br).

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte