Página inicial > Institucional > Notícias > Secretário de educação abre 3ª edição da Semana do Bebê virtual

Secretário de educação abre 3ª edição da Semana do Bebê virtual

Criado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 13h31 | Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 13h31 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Neste ano, mais de 50 ações vão se realizar de forma remota  com muito aprendizado, palestras, contação de histórias, músicas e brincadeiras que compõem a Semana do Bebê

WhatsApp Image 2020 09 28 at 12.27.22 1

Na manhã desta segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) realizou a abertura da 3ª edição da Semana do Bebê. Neste ano, a edição será totalmente on-line e acontecerá entre os dias (28/09) e (02/10), nos períodos matutino, vespertino e noturno. O secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, participou da abertura das ações, em conjunto com Eneida Amorim, gerente de Educação Infantil da SME.

“Neste ano, tivemos que inovar e realizar essa ação de forma virtual, devido ao momento que estamos vivendo e vamos abranger até os 6 anos, por entender a necessidade desse contato maior, com a primeira infância, nesse período de pandemia", afirmou o dirigente municipal. Marcelo frisou, ainda, o esforço e dedicação dos profissionais na realização dessa ação e destacou a importância de as famílias participarem dessas diversas formas de conexão, elaboradas principalmente, pensando em levar elementos que facilitem as famílias a passarem por esse momento difícil. "É muito importante dizer que a principal ferramenta que temos para enfrentar a pandemia é o diálogo. Espero que as famílias desfrutem dessa oportunidade ofertada pela semana do bebê”, salientou.

A Semana do Bebê, neste ano, vem com algumas mudanças, a começar pelo formato virtual, como exige a atual situação do país, e também, com a inclusão de ações não só para crianças de zero a três anos, como nas duas últimas edições, mas estendendo o atendimento às crianças de 4 a 6 anos. Como destacou Marcelo Costa, a iniciativa vem por entender a necessidade de ampliar as orientações acerca do desenvolvimento infantil no contexto do isolamento social.

A Agenda da 3ª Semana do Bebê de Goiânia será realizada com oficinas on-line, bate papos em redes sociais, lives, webinars, dentre outros, com propostas envolvendo temas como: brinquedos e brincadeiras, leitura e contação de histórias, musicalização, teatro, massagem/Shantala, danças, esculturas, pinturas, cuidados com a segurança, saúde, higiene, amamentação, alimentação saudável, prevenção de doenças, vacinação, dentre outros.

A palestra de abertura de hoje, O Legal da Primeira Infância, realizada pelo canal da SME Goiânia no You Tube, começou com mais de 2,6 mil visualizações e cerca de mil acessos simultâneos. Confirmando, que o objetivo será atingido, envolvendo o maior número de pessoas possível, levando conhecimento e ressaltando a importância dos cuidados na primeira infância.

A Semana do Bebê é uma iniciativa que acontece em várias cidades do Brasil, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef). É necessário estimular os municípios brasileiros a tornarem prioridade os direitos à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. Em sua terceira edição em Goiânia, a SME busca fazer com que se torne uma ação permanente, para ampla discussão e conscientização sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

A ação visa levar à comunidade, profissionais e interessados, uma agenda de ações propostas por parceiros que se cadastraram para levar atendimentos específicos da primeira infância, a fim de, despertar interesses nos bebês, crianças e familiares. Entre as ações que serão realizadas, estão a rotina do cotidiano infantil, shantala, o feto pelo toque, uma criança com TEA, a criança em tempos de pandemia, o uso consciente de mídias e tecnologias pelas crianças.

Um espaço para falar de saúde, para despertar nos pais a importância da higiene bucal e também, prevenção e diagnóstico precoce de violências sexuais contra crianças, além de um passeio virtual pelo zoológico, teatros, brinquedos cantados, músicas e tantas outras ações. Segue abaixo o link com toda a programação, para que você acompanhe e participe https://bit.ly/2RxiCbN

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte