Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Secretário municipal de Educação se reúne virtualmente com gestão de escolas ranqueadas no Ideb 2019
Início do conteúdo da página

Secretário municipal de Educação se reúne virtualmente com gestão de escolas ranqueadas no Ideb 2019

Criado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h08 | Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h08 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Encontro serviu para debater ações feitas no último biênio e parabenizar diretoras pelas notas alcançadas. Reunião foi a primeira de cinco que serão realizadas durante a semana

WhatsApp Image 2020 09 21 at 12.47.20O secretário municipal de Educação e Esporte de Goiânia, professor Marcelo Costa, se reuniu de forma virtual na manhã desta segunda-feira, 21, com a gestão das escolas ranqueadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019. O resultado da avaliação foi divulgado no último dia 15 e as escolas municipais da Capital tiveram crescimento nas notas. O encontro foi o primeiro dos cinco que serão realizados ao longo da semana, divididos por Coordenadoria Regional de Educação, sendo a desta segunda CRE Central. Ao todo, a CRE Central tem 36 escolas, incuindo a segunda maior evolução de Ideb anos iniciais, na EM Marechal Castelo Branco, terceiro maior Ideb dos anos iniciais, na EMTI Presidente Dutra e escolas entre os dez primeiros lugares nos anos iniciais, com a EM Benedito Soares de Castro e Ary Ribeiro Valadão.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são produzidos pelo Inep. O Ideb foi criado em 2005 e, em um só indicador, reúne resultados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, dois conceitos importantes para a qualidade da educação. O cálculo do Ideb é feito a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, além das médias de desempenho no Saeb. Este, por sua vez, permite um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Nos anos finais, os resultados também são promissores. Em Língua Portuguesa, o aumento foi de quatro pontos, acompanhado pelos sete apontados na proficiência na disciplina de Matemática. Marcelo Costa pontuou as alterações das notas e parabenizou as instituições.

WhatsApp Image 2020 09 21 at 12.47.20 1"O processo mais poderoso é a avaliação da aprendizagem que acontece na escola. A avaliação em larga escala serve para fortalecer os processos dentro da escola. Quando fazemos a análise de 2017, de forma leiga, dá para dizermos que tivemos um desvio de moda. Conseguimos perceber um agrupamento das notas que está em torno da média e isso para nós tem um valor muito grande. Na prática, quer dizer que a amplitude das notas diminuiu. Queria agradecer a todos porque tivemos um aumento substancial das notas do Ideb. Temos que parabenizar quem se saiu bem e dar a mão para quem está com dificuldade", disse.

O Avalia Goiânia, Sistema de Avaliação Educacional do Município de Goiânia, foi delineado com o importante objetivo de aferir a aprendizagem dos educandos e acompanhar a qualidade da educação ofertada nas instituições educacionais da rede municipal de educação. A prova é aplicada por professores selecionados pela direção e tudo é realizado através de um aplicativo no celular, com acesso exclusivo dos aplicadores, cada avaliação é gravada e, no final, o desempenho dos alunos é enviado para o Caed, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caedd/UFJF).

As demais reuniões virtuais serão realizadas no decorrer da semana, com as CRE Brasil di Ramos Caiado, Jarbas Jayme, Maria Thomé Neto e Maria Helena Bretas.

 

Núbia Alves e Luciana Gomides, da Editoria de Educação e Esporte
Foto: Laís Borges

registrado em:
Fim do conteúdo da página