Página inicial > Institucional > Notícias > Programa Saúde na Escola inicia ações remotas em período de isolamento social

Programa Saúde na Escola inicia ações remotas em período de isolamento social

Criado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 17h55 | Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 17h55 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Devido à suspensão das aulas presenciais, as ações são desenvolvidas virtualmente por equipes da SME e SMS

PSE 1

O Programa Saúde na Escola (PSE) deu início às ações em Goiânia de forma remota. Desenvolvido dentro das instituições municipais, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS), o Programa se reestruturou para atuar durante o período de isolamento social.

Desde agosto, as equipes dos distritos sanitários produzem um vídeo por mês, com tema abordado conforme cronograma estipulado. O material vem sendo postado no canal do YouTube da SME, ficando disponível para acesso pelos alunos e suas famílias.

O primeiro vídeo tem como tema o tabagismo, devido ao Dia Nacional de Combate ao fumo, 29 de agosto. A Doutora Marislei Brasileiro aborda sobre o problema de saúde e sua relação com a Covid-19, doenças transmitidas pelo tabagismo e pelo ar, hábitos de higiene corporal e atitudes de autocuidado.

No mês de setembro, o foco será a saúde mental, com abordagens na saúde emocional em período de Covid-19, respeito à diversidade, prevenção às diversas formas de violência, isolamento social e consumo consciente. Alimentação saudável, saúde bucal e combate aos Aedes serão outros temas abordados até dezembro.

PSE

O PSE foi instituído em 2007 pelo Governo Federal. É uma política intersetorial da Saúde e da Educação, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira.

Os eixos principais do Programa são doze. Combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional, direito sexual e reprodutivo, prevenção ao uso de drogas, promoção da cultura de paz, verificação da situação vacinal, promoção de práticas corporais saudáveis, dentre outras ações.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte