Página inicial > Institucional > Notícias > Conexão Escola trata da história do Brasil e o legado dos povos indígenas em atualização semanal

Criado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 09h37 | Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 09h37 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Nesta semana, alunos vão conhecer um pouco mais sobre história do Brasil e a resistência dos índios Pataxós, entre outros temas. O conteúdo disponível segue abrangendo todas as etapas de ensino

pataxósAtualização semanal publicada nesta segunda-feira, 07, no Portal Conexão Escola traz vários temas importantes para serem explorados por todos os alunos. O material disponibilizado na plataforma desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) contempla, entre outros temas, história do Brasil, legado dos povos indígenas e uma análise de preços dos ingredientes de receitas comuns do nosso dia a dia. As cinco temáticas pertinentes ao período da pandemia seguem alinhadas a BNCC.

A plataforma inicia mais uma semana repleta de novidades pedagógicas, que podem ser realizadas com a participação da família. Entre alguns dos assuntos abordados, temos Desafios do corpo; Conhecendo o nosso dinheiro; Porcentagem aplicada; Histórias, muitas histórias; Lixo, reciclagem e coleta seletiva; Agricultura e Formação da população brasileira; A importância das Interações; A singularidade da pessoa com deficiência; Brincadeiras e danças.

A atividade "Pra onde vai o lixo?"  aborda sobre um dos principais problemas ambientais das grandescidades. A pergunta  norteia o programa e discorre sobre assuntos como Coleta Seletiva, aplicativos que ajudam no diálogo entre a população e a gestão da limpeza da cidade e iniciativas de grupos da comunidade. Também está disponível uma análise sobre as manifestações artísticas que estão em toda parte, muitas delas como parte de nosso cotidiano. Para fazer um “flash mob”, por exemplo, são utilizadas expressões das artes visuais, dança, teatro e música. A plataforma, então, mostra como é legal e divertido praticar essa manifestação que, há alguns anos, virou febre mundial.

Outro assunto pertinente desta semana é a importância de ouvir e contar histórias, brincar com objetos que temos em casa e explorar todas as formas possíveis. O objetivo é mostrar como ações simples podem contribuir para o desenvolvimento das crianças.

Ferramentas da Educação Municipal

As aulas no ambiente virtual de aprendizagem híbrida (Avah) já estão sendo disponibilizadas, devendo ser associadas às atividades pedagógicas propostas pelo site ou TV. Por isso, os alunos devem continuar acessando a Plataforma Conexão Escola ou programação televisa, explorando o conteúdo pedagógico inédito e atividades complementares. Para acessar a Plataforma Conexão Escola, basta clicar no link (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/). O AVAH também pode ser acessado pelo botão no canto direito da página.

A programação televisiva está disponível em dois canais de televisão aberta em horários distintos. No Sistema Sagres, canal 26, das 11h às 12h (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e das 19h às 19h30 (Eaja). Na Rádio Sagres, o mesmo conteúdo é transmitido às 13h. Já na TV UFG canal 15, a exibição para Educação Infantil e Ensino Fundamental vai das 14h às 15h, enquanto os alunos da Eaja têm acesso ao conteúdo a partir das 19h30.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte