Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos da Rede Municipal iniciam acesso ao AVAH nesta quarta-feira, 26

Alunos da Rede Municipal iniciam acesso ao AVAH nesta quarta-feira, 26

Criado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 15h19 | Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 15h19 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Escolas e Cmei são responsáveis por fornecer login e senha aos alunos que, por sua vez, devem aguardar contato da instituição

IMG 5782 1Alunos da Rede Municipal de Ensino de Goiânia começam, nesta quarta-feira, 26, o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido (AVAH). Cada instituição educacional tem o domínio próprio na plataforma e os educandos ingressam mediante identificação individualizada. A ferramenta estará disponível para o acesso pelos educandos na medida em que suas turmas forem cadastradas.

Nesta terça-feira, 25 de agosto, a SME encaminhou ofício às instituições educacionais da rede municipal de Goiânia. O documento visa orientar sobre a divulgação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido (AVAH) junto à comunidade escolar. Com ele, foi enviado um tutorial elaborado no intuito de orientar pais, responsáveis e educandos quanto à utilização do ambiente.

Cada instituição educacional tem área própria na plataforma e os educandos começam as atividades a partir de hoje. Por isso, também foi enviada uma planilha contendo o domínio de cada instituição. Escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) são responsáveis pelo fornecimento do login e senha para cada aluno e, as famílias devem aguardar o contato da unidade que o filho estuda.

Pais e alunos podem entrar no Portal Conexão Escola, pelo endereço eletrônico http://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/, e clicar no menu AVAH, no canto superior direito da tela. Vídeos tutoriais e documentos em PDF estarão disponíveis para esclarecer educandos e suas famílias no acesso às salas virtuais e recursos do AVAH. As atividades postadas para os educandos são organizadas pelos professores, que receberam formação específica sobre interação e postagem dos materiais.

Conexão Escola

Desde abril, em virtude da pandemia do Covid-19, os alunos da rede municipal tiveram acesso a conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular para Goiás (DC-GO), por meio do Portal Conexão Escola. Além do Portal, as aulas foram exibidas com linguagem televisiva, em canais abertos, pelo Sistema Sagres Sagres (Canal 26) e TV UFG (Canal 15).

A medida teve como objetivo garantir o processo de aprendizagem dos educandos e preservar a saúde dos servidores durante o distanciamento social. O ensino remoto com as metodologias desenvolvidas pela SME surgiu após mapeamento e pesquisa junto aos alunos.

Outra ferramenta gratuita que foi criada foi o Chatbot SME, hospedada no Telegram que, por meio do celular, orienta alunos, pais e responsáveis a manter rotina de estudos durante o período de isolamento social. Mesmo com o surgimento do AVAH, as aulas do Portal Conexão Escola continuam pela plataforma e TV, como recurso a mais de aprendizagem, assim como o Chatbot.

Serviço:

Assunto:SME orienta instituições sobre as aulas no Ambiente Virtual