Página inicial > Institucional > Notícias > Educação municipal tem conteúdo pedagógico atualizado semanalmente durante pandemia

Criado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 17h45 | Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 17h45 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Atualização abrange todas as etapas de ensino e complementa as aulas virtuais que serão disponibilizadas ainda essa semana

WhatsApp Image 2020 08 20 at 14.47.32Durante todo período de aulas presenciais suspensas, alunos da rede municipal tem conteúdo pedagógico atualizado semanalmente pelo Portal Conexão Escola, plataforma desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Essa semana começou cheia de novidades pedagógicas cujas atividades podem ser realizadas com a participação da família.

Essa segunda-feira traz como fazer picolé de frutas, porcentagens, a história do papel e sobre a vacina mais esperada do momento em todo o mundo, contra a Covid-19. Todos esses assuntos e mais alguns, são trabalhadas no portal, inserindo-os no desenvolvimento escolar do educando.

Até que as aulas virtuais sejam disponibilizadas, os alunos devem continuar acessando a Plataforma Conexão Escola e explorar o conteúdo pedagógico inédito e atividades pedagógicas complementares. O conteúdo segue as mesmas temáticas trabalhadas no primeiro semestre, de acordo com as matrizes estruturantes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Neste período, educadores se preparam para dar início às aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido (AVAH), processo que terá início ainda essa semana.  As duas ferramentas, associadas à programação televisiva que segue nesse próximo semestre, comporão a carga horária do ano letivo. Todos os professores da Rede Municipal de Ensino (RME) encontram-se, atualmente, em fase de planejamento pedagógico e formação.

Cada escola terá seu próprio acesso e turma montada com aulas virtuais ministradas pelos professores das instituições. Frisando que o acesso às aulas virtuais da rede só será permitido ao aluno vinculado a instituição da Rede, por isso, se faz necessária a confirmação de matrículas que tenham sido solicitadas no período de suspensão das aulas presenciais.

Proposta Portal Conexão Escola

Alunos e familiares contam com o apoio pedagógico complementar da Plataforma Conexão Escola, desde 22 de abril. O objetivo é manter uma rotina de desenvolvimento e estudo a partir das competências e habilidades em consonância com o DC-GO Ampliado. O Portal trabalha a conectividade através de atividades complementares construídas a partir de Eixos Temáticos pertinentes nesse tempo de pandemia.

Seguindo as determinações das autoridades estaduais, as aulas seguem suspensas e os alunos da Rede Municipal contam com um guarda-chuva de opções de atendimento pedagógico, o Portal Conexão Escola, o Chatbot SME, o Conexão Escola TV e em breve as aulas virtuais pelo AVAH. Para acessar a Plataforma Conexão Escola, basta clicar no link a seguir e explorar o conteúdo a vontade (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/).

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Luciana Rolim