Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura inicia repasse de verbas às escolas municipais da rede

Prefeitura inicia repasse de verbas às escolas municipais da rede

Criado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 17h07 | Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 17h07 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Recursos são oriundos do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie). Além dele, instituições já se preparam para receber valores do Escola Viva e da Merenda Escolar

repasses

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), iniciou nesta semana o repasse de verbas para aquisição de material de apoio e higienização às escolas municipais da rede. O recurso é oriundo do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie).

Os valores para as instituições de Ensino Fundamental somam mais de R$ 7 milhões de reais e podem ser aplicados em manutenção e investimento nas unidades. Para os centros municipais de Educação Infantil (Cmei), a soma ultrapassa os R$ 5 milhões, podendo ser aplicada para a mesma finalidade das escolas.

Além do Pafie Custeio, todas as unidades educacionais municipais da Capital se prepararam para receber os repasses do Programa Escola Viva, da SME, destinado para manutenção e reparos prediais das instituições, a fim de manter a qualidade da rede física de cada local. Nesta remessa, ao todo, serão mais de R$ 5 milhões repassados diretamente à gestão de cada instituição.

No mês de agosto, se inicia o repasse das verbas do Pafie Alimentação, destinado à merenda escolar. Este tem o somatório de mais de R$ 3,5 milhões de reais a todas as escolas e Cmei de Goiânia. Todos esses repasses fazem parte da política de descentralização do recurso público, dando autonomia para cada gestão escolar administrar o dinheiro de acordo com sua demanda específica.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte