Página inicial > Institucional > Notícias > SME encerra semestre com acesso recorde ao Portal Conexão Escola

SME encerra semestre com acesso recorde ao Portal Conexão Escola

Criado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 09h40 | Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 09h40 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Desempenho da Pasta se mostra também na ampliação de vagas, formação de professores e implantação de atividades pedagógicas em diferentes formatos comunicacionais

conexao escolaA pandemia da Covid-19 trouxe mudanças e restrições repentinas nas mais diversas áreas em todo o mundo. Entre as medidas de prevenção, está a suspensão das aulas presenciais que, em Goiânia, segue desde 17 de março. Contudo, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) atua, desde o início, no desenvolvimento de ações para manter alunos, docentes e servidores administrativos conectados e, acima de tudo, seguros. Nas ações, destacam-se o desenvolvimento do Portal Conexão Escola e formação aberta para mais de 11 mil professores da Rede Municipal de Ensino (RME).

A suspensão das aulas presenciais obedece ao Decreto Estadual 9633/2020 e à nota técnica emitida em 15 de março. A partir daí, uma das maiores preocupações foi possibilitar o acesso democrático ao ensino, mesmo à distância. Por isso, a SME implementou, no início de abril, pesquisa para mapear o acesso das famílias aos diferentes tipos de mídia, seja por internet ou televisão. Os resultados apontaram que 85% dos 26 mil entrevistados têm algum acesso à internet e 97% possuem televisão com canais abertos em casa. Os dados subsidiaram o desenvolvimento de plataformas próprias de suporte e atendimento à comunidade escolar.

Ainda em abril, foram lançados o Chatbot SME e o Portal Conexão Escola. O primeiro consiste em ferramenta digital gratuita hospedada no Telegram que orienta alunos, pais e responsáveis a manter rotina de estudos durante o período de isolamento social. Já o Portal compreende plataforma com atividades pedagógicas complementares que contemplam todas as modalidades atendidas pela Rede Municipal de Ensino. Até hoje, foram mais de 4.263.513 acessos contabilizados. No mesmo mês, foi dado início à distribuição dos kits de merenda para mais de 107 mil alunos de toda a Rede Municipal. Ao todo, foram três remessas finalizadas na segunda quinzena de junho.

Maio acompanhou a estreia do programa Conexão Escola, adaptação televisiva das atividades disponibilizadas no portal com veiculação em dois canais de TV aberta. Ainda, foram lançados ferramenta para avaliar a percepção tecnológica de nossos professores, serviço de teleatendimento para mediação de conflitos e formação para o Censo Escolar. Já em junho, a Educação Municipal distribuiu exemplares de livros infantis para crianças de até três anos, além de iniciar estruturação física de refeitórios e estoques das instituições. Outra importante realização foi a implementação do SME em Conexão, formação online destinada a todos os professores da RME.

Por fim, a SME encerrou o mês de junho publicando o Manual do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Manual do Pafie). Deste modo, demonstra transparência e orientação na prestação de contas. Todas as ações foram acompanhadas, ainda, pela ampliação de mais de 1.500 vagas na Rede com a implantação das salas modulares, bem como automatização de solicitações, facilitando a requisição e abertura de processos.

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte