Página inicial > Institucional > Notícias > SME publica Manual do Pafie com orientações sobre prestação de contas e transparência

Criado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 09h36 | Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 09h36 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Documento faz parte de recomendações do Tribunal de Contas do Município (TCM) após auditoria do Programa De Olho nas Escolas

manual do pafieNa última semana, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), divulgou a versão oficial do Manual do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais, o Pafie. O documento faz parte das recomendações do Tribunal de Contas do Município (TCM) após auditoria do Programa De Olho nas Escolas e foi oficialmente instituído por meio da Portaria nº 310/2020, publicada em edição do dia 30 de junho do Diário Oficial do Município de Goiânia (DOM).

O Manual do Pafie foi elaborado para orientar conselhos gestores e escolares quanto aos repasses de recursos, bem como a própria prestação de contas. O conteúdo foi construído para informar, com clareza e transparência, conceito, finalidades, gestão e legislação pertinentes ao Pafie, tanto para os órgãos reguladores quanto à comunidade. Trata-se de documento que comprova boas práticas de gestão, conforme previsto em Plano de Ação encaminhado pela SME com o objetivo de cumprir com as recomendações/determinações apontadas pela Auditoria Operacional realizada pelo Programa de Olho nas Escolas.

Dentre os principais pontos da cartilha de orientação, estão em quais áreas que o recurso do Pafie pode ser utilizado ou não, quem são os responsáveis pelo recurso, como os repasses são feitos, a importância da transparência na execução do programa e a execução em si. Além disso, explica todos os passos de uma prestação de contas, ressaltando o motivo de fazê-la, quem faz, como faz e quais informações deve conter. Salienta, também, quais os critérios de julgamento de uma prestação de compras e como fazer isso à comunidade escolar.

A Comissão Especial de Auditoria do TCM-GO destaca que a existência do Manual "induz a uma expressiva melhoria na gestão, transparência e funcionamento do Pafie", de forma a constar metas, diretrizes e finalidades do Programa. Ademais, consiste em "meio de orientação completo para gestores, e de transparência e controle social para a população".

O Manual do Pafie está disponível para download no site da SME, www.sme.goiania.go.gov.br, no menu Repasses financeiros >> aba Pafie.

Fortalecendo as relações estabelecidas com os tribunais de conta municipais e estaduais desde o início da gestão, o secretário municipal de Educação e Esporte e presidente da Undime Goiás, professor Marcelo Costa, foi convidado para integrar o Gaepe, Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia Covid-19 na Educação em Goiás, comissão criada por TCM e TCE para articular e apoiar os gestores públicos e evitar judicialização das questões relativas à educação pública no contexto da pandemia.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte