Página inicial > Institucional > Notícias > Portal Conexão Escola tem midiateca gratuita

Portal Conexão Escola tem midiateca gratuita

Criado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 09h04 | Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 09h04 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Livros, documentos e outros recursos tecnológicos podem ser acessados por alunos, educadores e comunidade em geral

midiatecaO Portal Conexão Escola, da Prefeitura de Goiânia, conta com uma biblioteca virtual, intitulada midiateca. Indicações de portais, museus, bibliotecas digitais e projetos estão presentes na aba, que possui material para educadores, alunos e pessoas da comunidade.

Para crianças de 2 a 10 anos, o GCompris é um software educacional que possui atividades de descoberta do computador, leitura, aritmética, ciências, geografia e jogos de concentração. A versão completa para baixar está disponível no Play Store e na Microsoft Store.

Os educadores também podem ter acesso a teses, dissertações, obras de universidades, incluindo acervos de outros países. Para estudantes de Direito, tem o link da Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal. Portadores de deficiência visual têm a opção de uma biblioteca sonora e digital da Universidade de Brasília (UNB).

Nívea Potiguara da Silva Fernandes, professora da Escola Municipal Marília Carneiro, utiliza o GCompris no ambiente informatizado e recomenda o uso. “É um recurso muito bom, que com certeza ajudará sim as crianças. Quanto mais recursos elas tiverem acesso nesse momento de pandemia, mais poderão se desenvolver”, ressalta.

A educadora Teresa Cristina Cabral de Oliveira Dias, da Escola Municipal Dalisia Doles, também incentiva o uso do programa. “O GCompris é de extrema importância nesse trabalho de apresentar a tecnologia informatizada as crianças, pois através de jogos e brincadeiras lúdicas e acessíveis, os alunos conseguem dominar os recursos oferecidos pelo computador, sem dificuldades, mesmo sem ser alfabetizadas. Neste momento de isolamento social, tenho certeza que as crianças que tiveram acesso ao programa, e ao ambiente informatizado como um todo estão mais preparadas para as atividades a distância que o Portal Conexão Escola oferece”, afirma.

Midiateca

O termo biblioteca refere-se a livros e pode excluir outras formas de registro de informação. Já o termo midiateca é mais amplo e vem sendo cada vez mais utilizado. No Brasil, já encontramos algumas instituições que adotam essa terminologia, como a midiateca da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Para acessar a midiateca do Portal Conexão Escola, entre no link http://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/biblioteca_virtual/.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte