Página inicial > Institucional > Notícias > Portal Conexão Escola consolida assessoria de tecnologia às instituições de ensino

Criado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 08h21 | Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 08h21 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Professores do Núcleo de Tecnologia Educacional vêem resultado da inserção das práticas tecnológicas nas instituições através da contribuição dos professores

Makers IA Secretaria Municipal de Educação e Esporte, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), reafirma o papel de uma gestão comprometida com inovação e tecnologia, principalmente nesse momento de suspensão das aulas. O Conexão Escola é uma plataforma multimídia criada por equipes da Gerência de Tecnologia Educacional da SME, cujo objetivo principal é dar suporte aos educandos e familiares durante o período de isolamento social. Com interface inovadora e intuitiva, a ferramenta já é utilizada pelas instituições e começa a contar com contribuições de professores da Rede. A equipe do NTE percebe, através dessa interação, resultados da assessoria prestada nas instituições quanto à inserção de tecnologia para uso em sala de aula.

O NTE é responsável por dar todo o assessoramento técnico-pedagógico, suporte técnico e teórico para o uso das tecnologias no contexto escolar nas instituições de ensino da rede.  A professora Nilza Abadia Pereira, apoio técnico do NTE, relata como funciona o trabalho de assessoria nas escolas. “Realizamos oficinas com grupos de professores de acordo com o interesse e organização de cada instituição, sugerindo ferramentas digitais que possam contribuir com a sua aula, ou seja, substituir uma atividade impressa em digital, histórias em quadrinhos, cartazes, memes, jornais, stopmotion. Isso chama a atenção para o protagonismo, autoria e produção de materiais pelos alunos”, afirma.

O contexto atual marcado pelo aumento do uso das tecnologias, tanto por parte da sociedade e gestão da SME, quanto pelas instituições educacionais, deixa clara a necessidade de buscar competências e habilidades para inovar, criar e se adaptar às novas necessidades. Assim, Nilza afirma que a equipe está colhendo os frutos do trabalho realizado por meio do portal Conexão Escola. A plataforma procura apoiar as práticas inovadoras, com respeito e reconhecimento à dedicação dos profissionais da educação no cumprimento do papel social da escola.

A alimentação do portal é realizada por professores lotados na SME e conta também com a colaboração de educadores da rede. Todo o conteúdo é disponibilizado, de forma prática e objetiva, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular para Goiás (DC-GO). A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Dalisia Elisabeth Martins Doles, Francielle Elias Campos, conta que o apoio do NTE para o uso das tecnologias sempre foi fundamental e  essa semente floresceu como nunca nesse momento de isolamento social. “A equipe sempre esteve em nossa escola incentivando o uso de recursos tecnológicos e digitais para facilitar o aprendizado e a comunicação. Com o uso das redes sociais e meios de comunicação digitais, a escola está mais perto das famílias, mesmo nessa quarentena, e isso tem sido maravilhoso”, disse.

Francielle criou um tutorial ensinando o passo a passo para acessar a plataforma Conexão Escola, respondendo todas as dúvidas dos pais sobre o portal. “Para facilitar para toda comunidade de nossa escola, fizemos esse passo a passo. Nele tentamos responder as dúvidas mais frequentes dos pais e alunos, além de incentivarmos o acesso ao site”, concluiu.

Além do suporte escolar, o NTE realiza diversas ações envolvendo tecnologias e metodologias inovadoras, como a Robótica Criativa desenvolvida em várias escolas, Projeto Aula Digital. Em 2019, foi realizado um simpósio para profissionais da educação com diversos temas, incentivando novos metodologias em sala de aula, com conferências, palestras, mesas redondas e oficinas sobre temas variados, como robótica criativa, cultura digital, educomunicação, programação nas aulas de Língua Portuguesa e documentação pedagógica na Educação Infantil.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Luiz Fernando Hidalgo