Página inicial > Institucional > Notícias > Chatbot SME tem conteúdo especial sobre comunicação não violenta

Chatbot SME tem conteúdo especial sobre comunicação não violenta

Criado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 11h41 | Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 11h41 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Ferramenta digital auxilia pais e alunos com atividades disponíveis por aplicativo de mensagem

E M Virgínia Gomes 2019 06 13 at 11.16.28O Chatbot SME é uma das ferramentas digitais oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte para o desenvolvimento de atividades e informações sobre a educação durante esse período de aulas suspensas. Trata-se de uma solução de atendimento por assistente virtual que interage 24 horas por dia, de forma efetiva. Assim, como a plataforma Conexão Escola, o aplicativo terá atualizações semanais. O conteúdo dessa semana objetiva orientar a relação dos familiares com os educandos durante o período de quarentena, trazendo vídeos sobre o que é a Comunicação Não - Violenta (CNV).

A CNV é uma metodologia comunicacional desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. O material foi produzido pela equipe de Mediação de Conflitos da SME.
A proposta da coordenadora da Comissão de Mediação Educacional, Clédia Maria Pereira, é promover ações que contribuam na prevenção dos conflitos e no fortalecimento dos vínculos interpessoais, principalmente nesse momento de distanciamento social em que todos precisam de equilíbrio. “O que a CNV nos proporciona é um sentimento de euforia, todas as vezes que eu consigo ter uma comunicação compassiva, é preciso querer e partir da vontade de cada um para colocar em prática”, afirma.

De acordo com Clédia, é necessário observar o que realmente está acontecendo em determinada situação e que os praticantes se concentrem em três processos básicos expressos de forma clara: auto compaixão, autenticidade e empatia. É preciso construir mais pontes do que criar muros na comunicação.

Esse e outros materiais de apoio estão disponíveis no Chatbot SME para orientações às famílias. O aplicativo permite compartilhar mensagens de texto e multimídia, além de fotos e vídeos. Também são disponibilizadas orientações sobre como proceder neste período de isolamento social em relação às rotinas de estudo online, acompanhamento a alunos com necessidades especiais e conteúdo pedagógico, como livros e sugestões de experimentos científicos. O Chatbot SME Goiânia está disponível para uso no Telegram. Para acionar o menu, basta adicionar o contato pelo celular e enviar um "oi" para (62) 9106-9980.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte