Página inicial > Institucional > Notícias > Artistas comemoram criação do Dia Municipal do Contador de Histórias

Artistas comemoram criação do Dia Municipal do Contador de Histórias

Criado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 12h11 | Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 12h11 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Contadores narram histórias para lembrar o dia 10 de abril de forma virtual

dani1No último dia 23 de março, o prefeito Iris Rezende instituiu no calendário de eventos do município de Goiânia o dia 10 de abril como Dia Municipal do Contador de Histórias, Contador de Estórias e Storyteller (Lei n°10.477). Devido à Pandemia do novo coronavírus, o coletivo de artistas da capital decidiu comemorar a data de forma virtual.

Desde o dia 1º abril, os contadores realizam o “I Dia Goianiense do Contador de Histórias, Contador de Estórias e StoryTeller”, nas redes sociais facebook e instagram. A dupla de professores e contadores da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Omelete (Ivone Cruz) e Alexandre Rocha, já contaram a história “Julinho, o Sapo”, da autora Flávia Muniz, e Uni Duni Tê, de Ângela Lago.

O conto popular "A história da Abóbora" foi dividido em fragmentos com os textos e a parte musical. De acordo com Alexandre Rocha, da Gerência de Projetos Educacionais da SME, os quatro contadores fizeram separadamente em uma experiência inédita. “Em função do isolamento social, Ivone Cruz, Ivy Stella e Sabrina Cafué fizeram cada texto em suas casas. Eu cantei as músicas e depois editei. Unimos os contadores em única história”, ressaltou.

Até o dia 10, outros contadores de Goiânia postam seus vídeos, que possuem duração de até dez minutos. O grupo de artistas conta as narrativas utilizando como recurso corpo e voz, às vezes com instrumentos musicais e objetos. O objetivo dos contadores é lembrar a data e realizar as homenagens com emoção.

A página do facebook para acessar os conteúdos produzidos pelos artistas é “Dia Goianiense do Contador de Histórias, Contador de Estórias e StoryTeller”. No instagram, basta digitar contadorhistoriasgyn.

Serviço:

Assunto: Grupo de artistas comemora criação do Dia Municipal do Contador de Histórias

Data: 1° a 10 de abril

Local: facebook e instagram