Página inicial > Institucional > Notícias > Escola Municipal recebe o III Circuito Nacional de Romaria das Histórias

Escola Municipal recebe o III Circuito Nacional de Romaria das Histórias

Criado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 07h47 | Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 07h47 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Caminhada em volta da instituição, música e contação de histórias integraram a programação do dia

eli brasilienseA Escola Municipal Eli Brasiliense, localizada no Residencial Goiânia Viva, recebeu na manhã desta quinta-feira, 27, o início do III Circuito Nacional de Romaria das Histórias, Cerca de 200 alunos participaram da ação, que também integra as comemorações da III Semana Estadual dos Contadores de Histórias de Goiás e o Dia Internacional do Contador de Histórias.

O evento contou com caminhada em volta da instituição, música e contação de histórias de representantes do grupo de contadores de histórias Gwaya, da Universidade Federal de Goiás (UFG). De acordo com a diretora da unidade educacional, Paola Fernanda Lima Gondim, o Circuito estimula a aprendizagem dos alunos e integra as ações do Projeto Político Pedagógico.

“As crianças já estão acostumadas com a literatura na prática, pois no decorrer do ano passado realizamos várias atividades e ações voltadas à leitura, interpretação e contação de histórias. Na escola, tivemos o Sarau Literário e o Café Literário. E em dezembro, a escola participou da Ciranda Literária Pública de Goiânia, na Rua do Lazer. São momentos que dão oportunidade para as crianças terem o gosto e o contato com a leitura”, ressaltou.

Segundo Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, coordenadora nacional do projeto, o Circuito reforça aquilo que a instituição já faz. “A escola já trabalha leitura e a autoria dos alunos, onde o contador não é só o artista que se apresenta. Por meio da leitura e interpretação de textos, os alunos são capazes de mudar o mundo. Todos podem contar histórias, independente de religião, etnia, nível econômico, cultura”, destacou.

Bruno Carvalho Lacerda, 10 anos, aluno do quinto ano da Escola, participou das atividades desenvolvidas na escola em 2019. “Tinha vergonha de me expressar em público. Depois que escrevi minha própria história e contei para os colegas, perdi o medo. Gosto muito de ler histórias em quadrinhos e a leitura me ajuda a falar melhor e a produzir textos”, contou o educando.

Circuito

O Circuito Nacional de Romaria das Histórias tem como objetivo incentivar a participação da população, de diferentes Estados Brasileiros, em momentos e movimentos culturais em que o livro, a leitura, a literatura e a contação de histórias se tornam o foco da ação artística e cultural. Foi criado por grupos de contação de histórias de diferentes estados.

Nesta sexta-feira, 28, às 9h30, será a vez da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, na Vila Regina, receber o projeto. Em março, as ações seguem para Santo Amaro, em São Paulo, na Virada Contadeira e cerimônia de entrega do Troféu Baobá. Em Brasília, o projeto estará no evento do Dia Internacional do Contador de Histórias.

Serviço:

Assunto: Escola Municipal recebe o III Circuito Nacional de Romaria das Histórias
Contato: Assessoria de Comunicação da SME: 3524-5054

Daniela Rezende, da editoria de Educação e Esporte