Página inicial > Institucional > Notícias > Abertas inscrições para Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Abertas inscrições para Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Criado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 12h56 | Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 12h56 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Instituições têm até 20 de março para realizar inscrição em competição nacional na qual instituições da Rede fazem história

obmep IEstão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2020. A competição abre espaço para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio que estejam matriculados em escolas das redes pública e privada de todo o país. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 20 de março.

A olimpíada foi criada em 2005 no intuito de incentivar o estudo da matemática e, também, identificar jovens talentos na área. Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelo MEC e MCTIC, a competição concedeu mais de 7.400 medalhas de ouro, prata e bronze, além de 51,9 mil menções honrosas na edição do ano passado. Vale lembrar que mais de mil alunos da RME foram classificados para a fase final da Olimpíada em 2019.

A competição é dividida em três níveis, conforme o grau de escolaridade dos alunos. O nível 1 é voltado para matriculados no 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, enquanto o nível 3 contempla alunos de todo o ensino médio. Quem estiver matriculado na modalidade Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja) também ter sua inscrição registrada pela escola, de acordo com os níveis descritos anteriormente.

Os inscritos passam por duas fases. A primeira, composta por 20 questões de múltipla escolha, está prevista para 26 de maio. Os classificados nesta etapa participam, então, da segunda fase, prova discursiva de seis questões marcada para 26 de setembro. O resultado final tem publicação prevista para 8 de dezembro. Os alunos com melhor desempenho serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Professores orientadores também serão premiados.

Os medalhistas serão, ainda, convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os alunos que desejam competir na Obmep 2020 devem fazer a inscrição diretamente com o professor na escola. A instituição, porsua vez, efetua o cadastro dos interessados mediante preenchimento da ficha de inscrição disponível na área restrita do site da Obmep.

Casos de sucesso

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) apresenta, anualmente, excelentes resultados em competições de conhecimento, especialmente a Obmep. Em 2018, Jonatan de Lima Santos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, foi medalhista de ouro na competição. Bruna Rafaela Alves e Marcos Vinícius Ribeiro Pessoa , da mesma instituição, receberam menções honrosas.

No ano passado, alunos de instituições municipais, como a E.M. Solarville e Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo, tiveram destaque em edição da Obmep. Vinícius Revoredo e Maria Clara Domingos, representaram a RME na Ásia International Mathematical Olympiad (AIMO), em Taiwan. Lá, os dois receberam menções honrosas, além de medalha de bronze na World Mathematics Game Open (WMGO).

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte