Página inicial > Institucional > Notícias > Unidades de Educação começam a aplicar recursos do Prêmio Gestão Destaque

Unidades de Educação começam a aplicar recursos do Prêmio Gestão Destaque

Criado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 12h49 | Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 12h49 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

No Cmei Setor União, a dirigente investiu o dinheiro da premiação na sala que atende crianças de dois anos

gestao destaque IDiretores de instituições educacionais que ganharam o Prêmio Gestão Destaque já estão aplicando os recursos que receberam em dezembro de 2019. Repasses de 10 a 20 mil reais foram concedidos pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), a nove instituições que mais se destacaram por uma boa gestão administrativa e pedagógica.

Pago via Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie), o prêmio foi dividido em três categorias: escolas de tempo integral, escolas municipais e centros municipais de Educação Infantil (Cmei). No Cmei Setor União, a gestora Daniella Borges de Faria Vasconcelos, segundo lugar da categoria, realizou uma transformação na menor sala da instituição, espaço que atende crianças de dois anos.

“Com os 15 mil reais da premiação, foi possível ampliar a sala, levantar o teto, trocar a fiação, revestir a parede, fazer um solarium, colocar janelas e blindex na altura das crianças e fazer um jardim. Os professores e as crianças também têm agora escaninhos e armários para colocar seus materiais. Falta finalizar o rabiscário, espaço fixo na parede como um quadro-negro, que pode receber desenhos e escritas dos alunos”, contou a dirigente.

Para Cibele Barbosa, auxiliar de atividades educativas, o novo espaço é motivo de orgulho e alegria. É gratificante trabalhar num ambiente tão lindo, acolhedor e planejado para receber as crianças da melhor maneira possível. Tudo foi bem pensado. Bem-estar, lazer, conforto, modernidade. Faltam palavras para expressar minha satisfação e gratidão por trabalhar num ambiente digno para as crianças”, ressalta a funcionária.

Para as famílias, o dinheiro do Prêmio foi bem aplicado. “Esta verba é fruto do excelente trabalho realizado em 2019, e que já vem sendo perpetuado há alguns anos. A equipe gestora consegue visualizar com clareza as demandas existentes, de modo que fica nítido que o dinheiro não foi gasto, e sim investido. As melhorias serão muito importantes para garantir o bom desenvolvimento das atividades do Cmei, assim como o bem-estar das crianças”, afirmou a pai da aluna Beatriz, Diogo Appel Colvero.

Prêmio Gestão Destaque
O Prêmio Gestão Destaque constitui na seleção, por modalidade (Cmei, escola municipal e escola de tempo integral), dos três melhores projetos de gestão desenvolvidos pelas instituições educacionais da Rede Municipal de Educação que possuam Conselhos Escolares ou Conselhos Gestores A avaliação é baseada em três dimensões, as gestões estratégica e pedagógica, administrativo-financeira e orientada à aprendizagem.

Em 2019, a classificação das gestões aconteceu em duas etapas: a primeira realizada por uma Comissão de Avaliação; já a segunda etapa, as finalistas foram avaliadas por uma banca examinadora. Na modalidade de tempo integral, a grande vencedora foi a Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) Paulo Teixeira, seguida pela EMTI Alonso Dias e EMTI Maria Nosídia Palmeiras das Neves. Na modalidade de escolas de tempo regular, o primeiro lugar ficou com a EM Francisco Matias, o segundo lugar ficou com a EM Marília Carneiro Azevedo Dias e o terceiro com a EM Coronel Getulino Artiaga.

Pelo Cmei, além do Setor União, os outros destaques foram Cmei Alegria de Aprender, que ficou em primeiro lugar e Sara e Rebeca, no terceiro lugar. Os valores foram de R$ 20 mil para o primeiro colocado, R$ 15 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro lugar. Em 2020, o Prêmio Gestão Destaque continua, com previsão para inscrições em março.

Daniela Rezende, da editora de Educação e Esporte