Página inicial > Institucional > Notícias > Projeto Secretário na Escola vai à região Leste

Projeto Secretário na Escola vai à região Leste

Criado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 12h44 | Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 12h44 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa propõe aproximar e compartilhar a organização administrativa junto às unidades educacionais da Rede Municipal de Educação

secretario da escola IA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) deu início na manhã desta quarta-feira, (05/2) às atividades do Projeto Secretário na Escola. A primeira edição de 2020 foi realizada na Escola Municipal Vicente Rodrigues do Prado, no Parque das Amendoeiras, região Leste de Goiânia.

O secretário Marcelo Costa foi recepcionado pelos alunos e equipe administrativa da escola. Os alunos cantaram músicas de boas vindas sob a regência do professor José Antônio da Silva, logo em seguida, o titular da pasta e equipe diretiva visitaram salas de aula, cozinha e outras dependências da unidade. Após recepção, deram início aos atendimentos individuais, oportunidade para a comunidade e instituições vizinhas, levarem suas demandas para serem discutidas.

Marcelo Costa ressaltou a importância da ação para a gestão. “Tenho grande apreço por este projeto por possibilitar que a secretaria, sob o ponto de vista administrativo, esteja mais próxima da comunidade escolar. O gestor observa o que acontece na rotina da instituição, seus problemas e demandas mais urgentes. A visita é sempre muito proveitosa, pois, durante esse processo a SME enxerga os problemas da escola”, afirmou.

Durante a visita pelos espaços da escola, a diretora da unidade, Jerônima Barbosa de Amorim, mostrou orgulhosa os benefícios advindos dos recursos do Escola Viva, programa que destina verbas para a infraestrutura escolar, como a readequação da cozinha, pintura, entre outras mudanças que foram realizadas para melhoria do atendimento.

A diretora Jerônima, contou como ficou honrada com esse momento, é a oportunidade de apresentar todo o trabalho realizado para o grupo gestor. “Também é possível realizar uma troca de experiências, seja com os gestores ou diretores de unidades vizinhas, também atendidas no local. E ainda, apresentar que tudo que é feito na instituição e toda a equipe que se dedica com tanto empenho, para realizar um trabalho de excelência”, disse.

A diretora da Escola Municipal Grande Retiro, Nildilene Bárbara Marques, foi uma das dez instituições atendidas pelo projeto. A gestora, falou que levou as demandas necessárias, para serrem resolvidas ali mesmo. “É uma boa oportunidade para as escolas vizinhas, além de visitar e conhecer a unidade, aproveitamos e conversamos com ele (secretário), já que no gabinete é mais difícil, pois a demanda dele é maior, então eu acho muito válido isso da escola, ele nos ouve e nos dá respaldo para as necessidades de cada um”, pontuou.

Projeto Secretário na Escola
O projeto Secretário na Escola é uma proposta que visa compartilhar e aproximar a organização administrativa da SME das unidades da rede municipal de educação de Goiânia. Semanalmente, o ambiente educacional será foco de atuação do Secretário ao deslocar funcionários e estrutura necessária para realizar suas atividades direto da unidade.

O intuito é, em conjunto com professores, funcionários, pais e alunos, traçar soluções para aprimorar a organização e funcionamento pedagógico das instituições. O projeto contempla atendimentos nas áreas de alimentação educacional, acompanhamento pedagógico, consultoria em esporte, gestão de pessoas, acompanhamento da rede física e consultoria para prestação de contas.

Adriene Bastos, Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Eulices Maria