Página inicial > Institucional > Notícias > Edição do Secretário na Escola tem presença da Fundação Telefônica Vivo

Edição do Secretário na Escola tem presença da Fundação Telefônica Vivo

Criado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 11h44 | Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 11h44 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa propõe aproximar e compartilhar a organização administrativa junto às unidades da rede municipal de Educação

Secretário na escola II Escola Municipal de Tempo Integral Benedito Soares de Castro, no Conjunto Caiçara, recebeu nesta quarta-feira (19/02), a segunda edição do Projeto Secretário na Escola de 2020. Hoje, o diferencial foi a presença da equipe da Fundação Telefônica Vivo, que realizou oficinas com tablets que integram o Projeto Aula Digital. Exemplares do material serão entregues em evento realizado nesta quinta-feira (20), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

A escola atende 155 alunos do ciclo da infância, de seis a dez anos, em tempo integral. Acompanhadas de professores e demais servidores da unidade, as crianças recepcionaram o secretário Marcelo Costa, equipe diretiva e responsáveis pelo Projeto Aula Digital com apresentação musical. Na companhia da diretora, o titular da pasta fez um tour pela unidade, conhecendo cada ambiente. Logo após deu início aos atendimentos individualizados.

O secretário Marcelo Costa ressaltou, durante a recepção, o quanto é importante essa aproximação entre equipe da SME e servidores das instituições, alunos, pais e comunidade em geral. “Não é uma visita, eu venho pra ficar com vocês, conversar, conhecer. Também é importante que outros diretores conheçam a escola, troquem ideias, pois é um momento para socializar”, disse.

O titular da pasta também destacou a parceria com a Telefônica Vivo desde 2017. A união, segundo ele, veio para transformar a forma de trabalhar na escola, pensar em meios nunca usados antes, inovar, construindo um ambiente desafiador. "É um orgulho enorme saber que esse projeto esteja nas escolas e beneficiem as nossas crianças”, disse Marcelo Costa.

A diretora Lívia Mara Araújo enfatizou a necessidade desse projeto, pois leva a SME até a escola para atender as demandas específicas da instituição. "Também é o momento do secretário ter uma aproximação da comunidade, conhecer o trabalho realizado e ainda trazer soluções para que seja possível um melhor desenvolvimento do nosso trabalho", pontuou.

Lívia também expressou satisfação em receber a equipe da Telefônica Vivo. A escola já participa do Projeto Aula Digital desde 2019 e agora vai receber o kit tecnológico, que é composto por uma maleta com tablets. "Os professores e gestores passaram por formação e as crianças realizaram as atividades propostas pelo programa. Os tablets que chegam serão utilizados pelos alunos a partir de agora l, nas salas de aula, dando seguimento ao projeto”.

Projeto Secretário na Escola

O projeto Secretário na Escola é uma proposta que visa compartilhar e aproximar a organização administrativa da SME das unidades da rede municipal de educação de Goiânia. Semanalmente, o ambiente educacional será foco de atuação do secretário ao deslocar funcionários e estrutura necessária para realizar suas atividades direto da unidade. A iniciativa contempla atendimentos nas áreas de alimentação educacional, acompanhamento pedagógico, consultoria em esporte, gestão de pessoas, acompanhamento da rede física e consultoria para prestação de contas.

Projeto Aula Digital

O Projeto Aula Digital é parte integrante do ProFuturo, programa global criado pela Fundação Telefônica e Fundação Bancária La Caixa, presente em países da África, Ásia e América Latina. O intuito é melhorar as oportunidades das crianças, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e novas metodologias de ensino e aprendizagem. Em 2019, o Projeto Aula Digital atendeu a 100 escolas e a SME conseguiu realizar a formação de 794 educadores, superando as metas estipuladas, com dois módulos de formação, sobre Espaços Diferenciados e Papel do Professor.

Adriene Bastos, Editoria de Educação e Esporte

Foto: Eulices Maria