Página inicial > Institucional > Notícias > Educação Municipal combate violência em parceria com rede de atenção

Educação Municipal combate violência em parceria com rede de atenção

Criado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 10h03 | Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 07h16 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Situações enfrentadas pelas instituições educacionais exigem encaminhamentos urgentes na rede de atendimento e, principalmente, manejo pedagógico adequado

Rede de ateno 768x576Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania (Gerinc), executam um importante trabalho, ao longo do ano, com a rede de atendimento no enfrentamento à violência. O ano de 2020 começou com empenho e encontros, desenvolvendo projetos e novas ações para o decorrer dos próximos meses, onde o principal foco é a proteção das crianças.

A Rede de Atenção do Município de Goiânia possui ações diversificadas e estrategicamente integradas. O foco é a realização de atendimentos, como observação dos indicadores pelas escolas, comunicação ao Conselho Tutelar Regional, acompanhamento e monitoramento dos casos junto aos Conselheiros pela Gerinc e Coordenadorias Regionais (CRE). Também há a escuta qualificada dos pais, educandos e professores por psicólogos da rede intersetorial, além de encaminhamentos para a Coordenação do Programa Mediação Educacional da SME.

Em janeiro deste ano, foi realizado um encontro com os 30 conselheiros eleitos e reeleitos em 2019 no Conselho Tutelar Leste. Esse encontro foi marcado pelo diálogo entre Educação, Semas, Saúde e Defensoria. Na ocasião, foi discutida a importância da presença dos Conselheiros Tutelares nos estudos de casos mensais regionalizados, além da oficialização da ficha de comunicação individual da violência do Município de Goiânia.

A coordenadora das ações de enfrentamento e prevenção da violência da SME, Ágda Canedos, ressalta a importância da atuação dos Conselheiros Tutelares Regionais nas Instituições Educacionais, lugar de acesso e permanência da criança e adolescente na aprendizagem. “A escola precisa da parceria com a Rede de Atenção considerando a complexidade do aprendizado e do próprio contexto social, especialmente a violência. Daí a relevância da participação do Conselho Tutelar nas instituições educacionais”, explica.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola da Gerência de Projetos, professora Marislei Brasileiro, também participou de outros encontros com a Semas para expor o fluxograma de Atendimento e a articulação com a Rede de Proteção nas Instituições Educacionais. Neles, tratou da importância das parcerias intersetoriais na qualidade do atendimento e agilidade dos mesmos.

Sinais e acolhimento

Saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

As situações enfrentadas pelas instituições educacionais exigem encaminhamentos urgentes na rede de atendimento e, principalmente, pedagógico adequado. A prevenção é fundamental para reverter situações de risco, garantindo ajuda e atenção adequadas. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas que contribuam para dar visibilidade e, assim, mudar essa realidade.

A educação exerce papel importante com medidas preventivas. Durante o ano, várias ações serão realizadas nas instituições educacionais com intuito de esclarecer e compartilhar informações. Quatro datas específicas serão temas de campanhas realizadas, como Dia da Mulher, Combate à Violência, Prevenção às Drogas e ao Suicídio.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte